Pequim tira 3,5 milhões de carros das ruas

Carsale – A preocupação dos chineses com a poluição do ar na cidade de Pequim, sede dos Jogos Olímpicos deste ano, levou o governo local a restringir a circulação de veículos nas ruas da cidade. O rodízio chinês, que já está em vigor, se baseia nos finais de placa, alternando os dias de restrição entre números pares e ímpares. Estima-se que 3,5 milhões de veículos circulem pelas ruas de Pequim diariamente. Com o rodízio, que já foi testado em agosto de 2007, o número pode ser reduzido em 1 milhão de carros por dia.

Desde que foi escolhida como sede dos Jogos pelo Comitê Olímpico Internacional, em 2001, a capital chinesa já despertava certa preocupação quanto à qualidade do ar. Desde então, as autoridades locais já investiram o equivalente a US$ 16,9 bilhões – ou cerca de R$ 26 bilhões – para combater o chamado smog, que é a junção das palavras em inglês ´smoke´ e ´fog´, cujo significado é ´fumaça´ e ´neblina´.

O dinheiro foi aplicado no fechamento de fábricas, em dispositivos para provocar chuvas e, agora, no rodízio. Como forma de compensação, os motoristas não pagarão pedágios e impostos de seus veículos por três meses. Tudo será custeado pelo governo. Além disso, 70% dos veículos oficiais e caminhões de empresas estatais ficarão fora das ruas por um período de dois meses.

Fonte: Carsale