Peugeot celebra 50 milhões de carros

Peugeot Type 3-1891                          Peugeot 308 RC Z
Marca francesa alcança marca após 117 anos

Thiago Vinholes

Há 117 anos, a Peugeot iniciava sua trajetória na indústria automobilística com o Type 3, impulsionado por um motor três cilindros da Daimler. A marca ainda foi a responsável pela introdução do primeiro motor quatro cilindros em um carro, o Type 39 de 1902. Com o passar dos anos, a marca vendeu mais de 160 modelos diferentes e outras 34 linhas de produtos que a ajudaram a ganhar mercados pelo mundo.

Em 1974, a Peugeot SA adquiriu 38,2% da Citroën e posteriormente, em 1976, aumentou sua participação para 89,95%, consilidando o Grupo PSA. A marca do leão também mantém parcerias com a Fiat para produção de utilitários e monovolumes. Com a Toyota, os franceses possuem um acordo de utilização de uma fábrica na Republica Tcheca, onde são produzidos sob a mesma plataforma os modelos Peugeot 107, Citroën C1 e Toyota Aygo.

Mais recentemente, o Grupo PSA iniciou junto da BMW uma sinergia de idéias para produção de uma família de motores aspirados e turbo para utilização nos modelos compactos e médios de ambas as empresas. A Mitsubishi é outra parceira do fabricante francês, que desenvolveu os utilitários Peugeot 4007 e Citroën C-Crosser sob o crossover Outlander, da montadora japonesa.

Hoje, as grande novidades da marca são o novo filtro de emissões de partículas de carbono, que permite aos carros emitirem menos de 130 g de CO2. Em 2010 a Peugeot lançará o 308 RC Z, um cupê esportivo derivado do 308 hatchback. Quando lançado, o modelo será o rival de carros como o Audi TT e o BMW Z4.

Fonte: Auto Esporte