Peugeot iOn é mini-carro elétrico


Subcompacto “verde” é alternativa francesa para as grandes cidades

do Infomotori/Itália
exclusivo para MotorDream

A Peugeot mostrará em Paris seu primeiro carro totalmente elétrico. Projetado especificamente para os grandes centros urbanos, o Peugeot iOn é destinado inicialmente para frotas de governo e empresas, mas também será vendido ao público comum.

O carro combina espaço e boa dirigibilidade, além de segurança e relativo conforto. O carro deriva do mesmo conceito do japonês Mitsubishi i-Miev e do Citroën C-Zero, ainda a ser mostrado. O motor elétrico proporciona aceleraçoes progressivas, sem trancos e com disponibilidade imediata de torque.

Com um uso eficiente, as baterias são capazes de gerar até 150 km de autonomia, parte conseguida através dos sistemas de recuperação de energia durante as desacelerações e frenagens. A Peugeot indica que boa parte das viagens diárias dos motoristas europeus não supera os 60 km, logo, a autonomia do iOn é suficiente.

A recarga das baterias pode ser feita em 6 horas quando ligado a uma tomada comum de 110 volts. caso seja conectado a uma tomada de alta tensão, o tempo cai para ate 15 minutos, para uma carga de 50% ou trinta minutos para 80% de carga. o carro deverá ser apresentado ao público em outubro no Salão de Paris.

Fonte: UOL Carros