Pininfarina exibe veículo elétrico próprio

Pininfarina Nido
Protótipo chamado Nido visa design diferenciado e economia

Márcio Murta

O Estúdio Pininfarina revelou no último sábado (22), dia em que completou 80 anos de fundação, o protótipo de um veículo elétrico chamado Nido. O projeto, que pode transportar até 2 adultos e 2 crianças (2+2), foi concebido e desenvolvido pela própria casa de design, cujo objetivo foi o de criar um automóvel eficiente e econômico.

Com 2,905 mm de comprimento, 1,683 mm de largura e 1,507 mm de altura, o protótipo utiliza chassi tubular de aço, componente que posteriormente será substituído por alumínio, de modo a reduzir seu peso final. Atualmente o compacto registra 900 kg na balança.

O propulsor de 40,8 cavalos de potência e 12,7 kgfm de torque fica localizado na traseira do modelo e o permite acelerar aos 60 km/h em 6s7, antes de atingir a velocidade máxima limitada de 120 km/h. De acordo com o estúdio, a autonomia do compacto é de 140 km. Para recarregar as baterias, o Nido necessita de 8h plugado em uma tomada de 280 volts. A Pininfarina informou, no entanto, que não possui planos de colocar o modelo em produção.

Imagens de divulgação

Fonte: Terra Carro Online