Pneu do futuro será conectado à rede 5G se comunicará com o seu carro

Sensor é instalado na banda de rodagem do pneu Pirelli/Divulgação

Até agora, os projetos de veículos com recursos de direção autônoma têm empregado essencialmente câmeras para reconhecer o ambiente das ruas, detectando pedestres, outros veículos e as condições das vias.

Novos sistemas que usam sensores instalados nos pneus, porém, prometem fornecer informações igualmente importantes e bastante precisas de outros parâmetros relevantes para a orientação dos veículos e dos motoristas.

Um exemplo disso é a Cyber Tyre, desenvolvida pela Pirelli.

Essa tecnologia consiste de um sensor que vai instalado na banda de rodagem do pneu e é capaz de captar diversas informações e compartilhá-las não só com os sistemas do carro, mas também com outros veículos, com a via e com os pedestres, em uma conexão do tipo V2X (Vehicle to Everything, ou Veículo para tudo), via rede 5G.

Sensores antecipam as condições para ocorrer aquaplanagem reprodução/Internet

No caso de dados compartilhados com o próprio carro, as informações coletadas permitem que os sistemas de controle como o ESP e o piloto automático se ajustem à situação mais rapidamente.

A detecção de água, óleo e outras condições de baixa aderência também pode ser compartilhada com outros veículos que trafegam na mesma pista servindo de alerta tanto para os sistemas do veículo quanto para motorista.

O sistema gerencia dados como quilômetros percorridos, temperatura, pressão. Assim, o motorista consegue calibrar os pneus sem esperar que eles estejam frios porque o sistema regula a quantidade de ar admitida levando em conta a temperatura do pneu.

Furos e outros defeitos são percebidos, notificados e o reparo agendado via nuvem.

Sistema pode ser útil na gestão de frotas permitindo acompanhar o trajeto do veículo.Localiza Hertz/Divulgação

No caso de uso para gestão de frotas, o sistema permite acompanhar o trajeto do veículo por meio de um aplicativo de mapas e o comportamento do motorista.

Os pneus são partes privilegiadas dos automóveis na detecção das condições de rodagem por serem os únicos pontos de contato dos veículos com o pavimento.

A Pirelli disponibiliza essa tecnologia no mercado de reposição (o sensor pode ser instalado em qualquer tipo de pneu) e também para gestão de frotas, com diferentes recursos de acordo com a aplicação. Conheça os detalhes ao lado.