Porsche 911 com injeção direta


Do Diário do Grande ABC

No dia 5 de julho, a Porsche lançará o novo Porsche 911. Serão quatro versões – Carrera e Carrera S, ambos com opção de carroceria cupê ou conversível – com a clássica tração traseira e números de desempenho e consumo ainda melhores.

Pela primeira vez, a Porsche equipa carros esportivos com motores dotados de injeção direta de combustível. Outra novidade é a caixa de câmbio PDK (Porsche-Doppelkupplung ou dupla embreagem Porsche): o motorista pode usa-lo como transmissão automática ou manual com trocas seqüenciais.

Os novos modelos 911 mantêm inalteradas as cilindradas dos motores: 3,6 litros (Carrera) e 3,8 litros (Carrera S). No primeiro, a potência passa para 345 cv (20 cv a mais que antes), enquanto o motor de 3,8 litros ganha 30 cv e passa para 385 cv. Esta potência extra proporciona ao Carrera S cupê uma velocidade máxima superior a 300 km/h.

Segundo a Porsche, as novas tecnologias aumentam a eficiência energética do 911. Equipado com o PDK, o Carrera cupê tem consumo médio de 10,2 km/l, com o Carrera S chegando a 9 km/l. Além da economia de combustível, os novos 911 tiveram suas emissões diminuídas em cerca de 15%.

O novo câmbio de sete velocidades substitui a transmissão Tiptronic S e, por meio de seu programa de troca de marchas aperfeiçoado e adaptável, melhora a aceleração e os níveis de consumo em relação aos ‘997´ anteriores.

O princípio da caixa de câmbio com duas embreagens, que permite que as trocas de marcha sejam feitas sem a menor interrupção de tração e queda de potência e sem qualquer intervalo entre uma marcha e outra, começou a ser desenvolvido pela Porsche há 25 anos para competições.

Os pilotos da Porsche que se beneficiaram desta tecnologia eram capazes de acelerar mais rapidamente que os concorrentes e mantinham as duas mãos no volante enquanto mudavam as marchas, evitando qualquer distração durante as trocas.

Este recurso é incluído agora no novo 911 Carrera e oferece mais desempenho ao carro. O Carrera cupê acelera da imobilidade aos 100 km/h em 4,5 segundos – 0,2 segundo mais rápido que com a caixa de câmbio manual de seis marchas.

Também é possível combinar o PDK com o Sport Chrono Plus opcional, incluindo o Launch Control (controle de rotações do motor para a largada). O resultado é uma aceleração veloz, eficiente e sem derrapagens: faz o modelo ir de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

Design – Visualmente, a nova geração do 911 ‘997´ se destaca por inovações no design dianteiro e traseiro. Luzes do tipo led, que permanecem acesas durante o dia, e faróis de bixenônio passam a ser equipamentos de série em todos os novos Carrera. Os leds também estão presentes na traseira, assegurando uma aparência inconfundível e de grande impacto visual.

Outra novidade é que todas as versões terão faróis direcionais dinâmicos, incrementando ainda mais a segurança.

No Brasil, os novos Porsche 911 serão apresentados ao público no começo de novembro, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A chegada das primeiras unidades aos consumidores está prevista para o primeiro bimestre de 2009.

Fonte: Diário do Grande ABC