Porsche 911 GT3 T-Rex: o dinosauro dos esportivos modernos


Testamos o cupê de 441 cavalos numa viagem na árida região sul do Canadá

Doug Neilson, da New York Times Syndicate

De acordo com os registros fósseis, 66 milhões de anos atrás os dinossauros andavam pela terra e haviam evoluído através da seleção natural para atingir seu maior sucesso e diversidade. A Era dos Dinossauros e o Período Cretáceo terminaram abruptamente (geologicamente falando) cerca de 500 mil anos mais tarde. Sua derrocada foi causada por um evento climático catastrófico que se acredita ter sido o impacto de um enorme asteróide, um grande aumento mundial no vulcanismo no planeta, ou uma combinação de ambos. Esse evento também iniciou a extinção em massa de muitos outros répteis, mamíferos e plantas na Terra.

O Porsche 911 é o “dinossauro” dos carros esportivos modernos e ainda assim não está extinto – longe disso, aliás! Desde sua estréia no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1963, o 911 tem evoluído continuamente com a ajuda da “seleção natural de apaixonados” para vir a ser o mais bem-sucedido e reconhecível carro esporte na história. Com esse artigo, o primeiro de uma nova série, levamos o Tiranossauro Rex devorador de pistas da família 911 – o novo GT3 2010 – para um passeio na verdadeira terra dos dinossauros. Nosso destino é Drumheller, na província de Alberta, a auto-intitulada Capital Mundial dos Dinossauros, bem no meio das terras áridas do oeste do Canadá.

Uma rápida viagem de 90 minutos rumo ao nordeste a partir de Calgary dá uma visão muito melhor sobre o que os engenheiros tinham em mente quando projetaram essa nova máquina. Sobre estradas irregulares, rachadas e onduladas, o novo GT3 demonstra seu equilíbrio e potência altamente evoluídos. A rodagem é firme, mas nunca muito trepidante, e perfeitamente amortecida para manter o ponto de contato do pneu agarrado ao asfalto. Para conseguir isso, os componentes da suspensão foram completamente revisados com a nova calibragem PASM (sigla em inglês para Gerenciamento Ativo de Suspensão Porsche), a taxa de compressão das molas aumentaram em 12% na frente enquanto permaneceram iguais atrás (45 e 104 Nm, respectivamente), as barras antirrolamento são do agora dormente GT2 (25 mm na frente e 23 mm atrás), e o conjunto incorpora uma nova geometria do centro de rolamento do eixo frontal (novamente à GT2).

Com a fantástica cremalheira de direção de taxa variável da Porsche, a nova suspensão fornece resposta e dirigibilidade milimétricas direto da fábrica como nenhum outro veículo que já dirigi. Já do lado da potência, a força e o rosnado resultantes são brilhantes para um motor naturalmente aspirado desse tamanho. A maioria dos amantes de carros europeus já está ciente do aumento do volume do motor de 3.6 para 3.8 litros no novo GT3, assim como da maior potência gerada, subindo 20 cavalos para atingir 441 cv.

Eles também provavelmente estão sabendo que a última evolução desse lendário propulsor Metzger de cárter seco baseado no GT1 utiliza o novo sistema VarioCam para controlar as válvulas de exaustão, e que a potência está disponível até a faixa vermelha em 8500 rotações. As conquistas de potência também foram obtidas ao retrabalhar bombas de óleo, pistões, comando de válvulas, sistema de escape, ar-condicionado, e a roda volante de massa dupla para melhor eficiência e menor peso.

Comparado com o 997 GT3 Mk1, o novo 997 GT3 Mk2 2010 exibe a mesma emoção de arrepiar os cabelos em altas rotações, mas a potência extra do novo carro é certamente perceptível. O torque por todo o espectro de rotação melhorou muito, o que faz o quesito diversão ganhar pontos preciosos, algo anteriormente considerado impossível. O motor antigo é, na verdade, visivelmente mais suave, provavelmente devido ao maior deslocamento do novo propulsor e os cames mais agressivos, o que por sua vez confere a ele um estilo mais bruto e malvado – exatamente como o próprio T-Rex.

Quanto à transmissão, a nova alavanca de engate rápido é padrão, juntamente com um eixo transversal modificado Getrag de seis velocidades que i
Fonte: Auto Esporte