Porsche Cayenne deve ganhar uma versão cupê nos próximos anos

Porsche Cayenne deve ganhar uma versão cupê nos próximos anos

De acordo com a revista inglesa Autocar, a Porsche teria sinalizado o desenvolvimento de uma variante cupê do SUV Cayenne. Apesar de ir contra os puristas da marca, a tendência é que cada vez mais versões de carroceria sejam aplicadas aos utilitários esportivos, que hoje fazem o lucro da empresa ir ao espaço. Com mais desse tipo de veículo, a montadora de Stuttgart busca satisfazer seus acionistas com margens ainda maiores.

Como todo o mundo automotivo gira em torno do SUV, a Porsche não deve ficar de fora dessa tendência, ainda mais por conta do Cayenne, o primeiro do gênero em volume numa marca de carros esportivos. Comenta-se que um Porsche Cayenne Coupé terá grande demanda na China e Oriente Médio, mas obviamente encontrará muitos outros clientes na Europa e EUA. O bólido seria uma resposta tardia ao BMW X6 e também ao Mercedes-Benz GLE Coupé.

A Audi já partiu para esse caminho com o Q8 e logicamente um Porsche Cayenne Coupé faria todo o sentido, ainda mais se suas formas continuarem a ser inspiradas pelo 911. Com produção centrada em Leipzig, Alemanha, o novo produto terá um poder de atração sobre um nicho que veio crescendo lentamente dentro dos SUVs, mas que agora toma proporções, digamos, mais populares até. Um exemplo é o Captur Coupé, que a Renault já faz desfilar camuflado pela Europa.

Porsche Cayenne deve ganhar uma versão cupê nos próximos anos

Depois da tendência de dividir o segmento de SUVs compactos em dois (4,15 m e 4,30 m mais ou menos), o mercado abraçou os hatches que viraram crossovers de 4 m e reforçou a divisão que já existia com modelos de 4,45 m e 4,70 m. Com os tamanhos já definidos, agora é a vez de mudar o perfil das carrocerias para algo mais individual e esportivo. Na Porsche, a gama com Macan e Cayenne tem preenchido bem as demandas da marca, mas algo a mais é sempre preciso, ainda mais que a tendência de crescimento desse mercado é alta nos próximos anos.

Como não sabemos o futuro, talvez a onda de SUV seja a última de um tipo de carro comum antes do carro autônomo pleno. Não os modelos de estilo que estão sendo feitos agora, mas aquele temido por muito gente, que seria apenas um mero transporte pessoal ou coletivo. Marcas como a Volkswagen tendem a reforçar os perfis atuais em suas propostas futuras de condução autônoma e eletricidade. Mas, enquanto esse futuro hipotético e tenebroso (para quem gosta de carros) não acontece, a Porsche tem mesmo é que surfar nessa onda enquanto ela ainda não quebrou na praia.

[Fonte: Autocar via Diário Motor/Projeção: Kleber Silva]

© Noticias Automotivas. A notícia Porsche Cayenne deve ganhar uma versão cupê nos próximos anos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.