Porsche cria império com Volks e Scania

AE – Agencia Estado

BERLIM – A fabricante alemã de carros de luxo Porsche deu ontem um grande passo para se tornar um dos maiores grupos automobilísticos do mundo. O conselho da empresa autorizou a compra do controle da Volkswagen – na qual já detém uma participação de 31%. A decisão veio no mesmo dia em que a própria Volkswagen anunciou a aquisição do controle da fabricante sueca de caminhões Scania, por cerca de US$ 4 bilhões. Com isso, a Porsche pode se tornar a controladora de um grupo avaliado em cerca de US$ 230 bilhões, dono de marcas como Volkswagen, Porsche, Audi e Lamborghini, além dos caminhões Scania e MAN.

A Porsche já vinha elevando continuamente sua participação na Volkswagen há mais de um ano. A empresa conquistou uma vitória significativa no ano passado, quando o mais alto tribunal da União Européia determinou que o governo alemão tinha de revogar um limite sobre os direitos a votos na VW – pela legislação anterior, o direito de voto de qualquer acionista estava limitado a 20%, independentemente do número de ações que possuísse.

“Nosso objetivo é criar uma das mais fortes e inovadoras alianças do setor automotivo no mundo, que esteja à altura da crescente competição internacional”, afirmou Wendelin Wiedeking, presidente-executivo da Porsche. O aumento para mais de 50% do capital da VW não cria a necessidade de a Porsche fazer uma oferta total pela empresa – a Porsche já fez uma oferta de preço mínimo legal no ano passado, que foi acatada pelos investidores. A direção da Porsche também fez questão de afirmar que não planeja uma fusão plena das empresas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado