Porsche faz 60 anos-1


Fabricante alemã é uma das mais lucrativas do mundo
Marina Franco

A Porsche está comemorando 60 anos de atividades. Fundada em 1948, na Alemanha, a fabricante começou como uma empresa familiar de origem modesta, como ela define. No dia 8 de junho daquele ano, o primeiro modelo da marca, identificado como 356-01, recebeu homologação para uso nas estradas. O carro nasceu com a missão de satisfazer os sonhos do engenheiro Ferdinand Porsche. “Tudo começou quando comecei a procurar e não conseguia encontrar o carro dos meus sonhos. Então, eu mesmo decidi construí-lo”, disse.

Durante as seis décadas, a empresa passou por altos e baixos, mas se transformou em um dos fabricantes com maior lucratividade no mundo. Para a Porsche, o sucesso se deu graças a modelos que considera inovadores, como os 959, 911, Boxster e Cayenne. Isso além do Fusca, projetado por Porsche, atendendo a pedido de Adolf Hitler, e que rende retribuição financeira a seus herdeiros.

A maior crise econômica da marca foi no início da década de 90, quando a Porsche estava no limite para ser adquirida por outra empresa. Em 1992, Wendelin Wiedeking assumiu a presidência da fabricante e, com o apoio das famílias acionistas Porsche e Piëch, tinha a missão de contornar a crise. Wiedeking adotou novas medidas de fluxo de trabalho e de produção, além de reestruturar a hierarquia. Três anos depois, a produção já estava melhor (o lançamento do Boxster foi nesta época), os balanços financeiros voltaram a ficar positivos e a empresa começou a ocupar uma posição de liderança no mercado.

Em setembro de 2005, sua participação no grupo Volkswagen passou de 31% para 50%, tornando-se a acionista majoritária. O plano para este ano é o de aumentar ainda mais a participação, mesmo tendo que enfrentar o poder de veto do estado da Baixa Saxônia, que detém 20% dos direitos. Wiedeking diz que “a Porsche continuará sendo a Porsche no futuro, da mesma forma que a Volkswagen continuará sendo a Volkswagen. Essa é a receita do sucesso”.

Fonte: Auto Esporte