Porsche Panamera ganha KERS


Sistema de freios regenerativos reduz o consumo do carro para até 11 km/l

Thiago Vinholes

A partir de agosto as versões V8, Turbo S e 4S do Porsche Panamera virão equipadas de série com sistemas de freios regenerativos, item semelhante ao KERS usado na temporada 2009 de Fórmula 1. Segundo a marca de Stuttgart, o equipamento garante aos carros um ganho de mais 2 km/l a suas médias de consumo de gasolina. Há também o opcional de pneus de baixa resistência.

Segundo a Porsche, o equipamento é usado na recarga da bateria. Dessa forma, o alternador, que transforma a energia mecânica em eletricidade, trabalha com mais folga, aliviando o esforço do motor e assim poupando combustível.

Todos os modelos que recebem o equipamento têm motor 4.8 V8 de 400 cv nos modelos S e 4S (opção com tração integral) e 500 cv na versão Turbo. Com o emprego do novo equipamento, sua médias de consumo de combustível (urbano e rodoviário somados), pela ordem, foram para 9,7 km/l, 9,4 km/l e 8,8 km/l.

Vale lembrar que o Panamera ainda conta com sistema Auto Stop Start, que desliga o propulsor quando o veículo se encontra parado, como em congestionamentos ou semáforos, e o religa quando o acelerador volta a ser acionado. Além desse item, o carrão da Porsche pode ser equipado também com câmbio PDK de dupla embreagem, que aproveita da melhor maneira a força do motor.
Fonte: Terra Carro Online