Possível união entre Renault e Mercedes agita bolsas na Europa


Grupos francês e alemão podem se associar

Notícias sobre uma possível aliança entre a Renault e a Daimler (Mercedes-Benz) fizeram as ações das duas companhias subirem de preço no dia de ontem. Segundo várias publicações européias, os dois grupos estariam negociando uma parceria de longo prazo, que incluiria uma troca mútua de papéis.
A Renault já tem uma aliança com a japonesa Nissan e Carlos Ghosn, que dirige ambas as marcas, não desmentiu os rumores, afirmando que está aberto para esse tipo de operações. Segundo ele, a Renault mantém diálogo com várias empresas diferentes tendo em vista possíveis alianças, mas não há nada definido até agora.

Analistas da área automotiva comentam que, apesar de uma parceria também interessar à Daimler, o grupo alemão estaria relutante, ainda traumatizado pelo insucesso e o prejuízo resultante da união com a americana Chrysler. A Daimler não comentou as notícias divulgadas ontem.

A movimentação em torno de parcerias entre os grandes grupos automobilísticos mundiais tem sido incessante nos últimos dois anos, motivada pela concorrência cada vez maior e pela necessidade de reduzir os custos de novos projetos e lançamentos.

JM

Fonte: Auto Estrada