Precisa usar o carro? Veja dicas de limpeza para evitar o coronavírus

 

Fonte / Noticias Automotivas

A recomendação de todas as autoridades em saúde é clara: durante a pandemia do coronavírus, é vital não sair de casa. O isolamento social é a única maneira de diminuir o impacto da doença e evitar uma situação ainda pior.

Com isso, a maioria das pessoas está deixando o carro na garagem e evitando sair por qualquer motivo. Mas é claro que ainda existem situações que vão exigir fazer isso, como as idas ao supermercado, farmácias, hospitais ou outra situação emergencial.

Se esse for o caso, como agir para evitar a contaminação do novo coronavírus? Como manter o carro limpo para evitar trazer o vírus para dentro de casa?

Dicas de limpeza para evitar a infecção

A primeira coisa a levar em conta é se você está com os sintomas, como dor de garganta, tosse ou febre. Nesse caso, o único motivo para sair de casa é se for necessário obter ajuda médica. Caso contrário, fique isolado!

Mas para quem não tem os sintomas e se vê numa situação onde é preciso sair de carro, alguns cuidados são essenciais para não dar carona ao coronavírus. Veja as principais dicas dadas pelos especialistas e médicos:

1 – Higienize tudo antes de sair

Antes de entrar no carro, limpe suas mãos com água e sabão ou álcool em gel. Depois, faça a higienização de todas as partes do carro que podem ser tocadas, como maçaneta interna, volante, apoio de braço, câmbio, freio de mão, etc.

Mas qual produto você deve usar? Ao passo que o álcool em gel é eficaz para as mãos, ele pode danificar algumas partes do carro. O melhor é usar uma solução de água e sabão neutro, que podem ser borrifados no painel do carro e outras partes de plástico. Depois, esfregue bem com um pano de microfibra.

2 – Não se esqueça de higienizar o carro ao voltar para casa

Assim como é importante limpar as partes de contato com o carro antes de sair, é vital fazer isso ao voltar para casa.

Durante seu percurso, é bem provável que você tenha tido contato com outras superfícies e pessoas (mesmo que a certa distância). Se a limpeza não for bem feita antes de entrar em casa, a próxima pessoa que usar o carro pode ter problemas. Para isso, siga os mesmos passos do ponto anterior.

3 – Janelas abertas ou ar-condicionado?

Essa tem sido uma das principais dúvidas nessa época. Mas a dica dos especialistas em saúde pública é sempre manter os ambientes arejados, especialmente se alguém da família está contaminado e andou no carro.

É claro que, ao se aproximar de alguma área onde alguém está espirrando e tossindo ou outra situação perigosa quanto ao contágio, o melhor é fechar os vidros. Mas, logo depois, deixe as janelas abertas novamente.

De qualquer forma, não se esqueça de manter a limpeza do filtro do ar-condicionado, que deve ser feita a cada 6 meses. Para ajudar a manter o sistema limpo, é recomendado ligar o ar quente na potência máxima cinco minutos antes de chegar em casa.

4 – Não dê carona para ninguém

Assim como é importante sair de casa sozinho (a grande maioria dos estabelecimentos nem permite a entrada de mais de uma pessoa da mesma família), é primordial evitar dar carona para qualquer pessoa, mesmo que seja um conhecido.

O carro é uma extensão de nossa casa, tendo inclusive os mesmos grupos de bactérias e vírus que circulam na família (e muitas vezes nem são notados). Ao permitir que outra pessoa entre nesses espaços, você está abrindo a porta para uma possível nova contaminação, inclusive do covid-19.

5 – Cuidados ao deixar o carro com manobristas

Se a orientação é não ter contato com outras pessoas, ou fazer isso o mínimo possível, é bom evitar deixar o carro com manobristas. Em muitos locais onde esse serviço ainda é oferecido, você pode pedir para levar o carro até o estacionamento sozinho.

Mas se isso não for possível, tome um cuidado redobrado ao voltar para o carro. Esfregue bem todas as áreas onde houve contato da pessoa com seu carro. Além disso, evite totalmente levar as mãos ao rosto, para evitar qualquer infecção.

6 – Evite certos produtos

Com o medo da infecção com o covid-19, muitas pessoas apelam para os produtos de limpeza mais fortes que tem à sua disposição. Mas é bom lembrar que alguns desses produtos podem danificar certas partes do veículo.

No interior do carro, evite usar alvejante ou água oxigenada, especialmente nos bancos. Para as partes do painel, especialmente a tela da central multimídia, não use produtos à base de amônia, pois esses podem trazer prejuízos ao seu funcionamento.

Para as partes em couro, é importante continuar usando produtos que o deixem hidratados. Apesar do álcool líquido não danificar essa superfície, a longo prazo isso pode acontecer. O melhor para a limpeza é usar água e sabão neutro. Em bancos de tecido, o importante é não usar muita água, pois deixá-los umedecidos contribui para o desenvolvimento de fungos.

CONCLUSÃO

A luta contra o coronavírus começa com os cuidados que cada um precisa ter. Evite ao máximo se expor e sair de carro, mas se isso for necessário, siga as dicas acima e outras orientações dos especialistas.