Preço dos carros fabricados na China cai 2,78%

InvestNews | | 13/6/2008

Os preços dos veículos fabricados na China declinaram 2,78% em maio, em relação ao mesmo período do ano anterior, informou hoje o centro de monitoramento de preços da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional.

A pesquisa, realizada em 36 cidades de grande e médio porte, mostrou que a média de preço dos carros comerciais e de passeio fabricados no gigante asiático caiu 3,82% e 2,26%, respectivamente, no mês de maio.

De acordo com os analistas, os preços dos veículos fabricados no mercado interno vêm apresentando queda desde abril. O declínio em maio ocorreu em virtude da decisão do governo de cortar as compras de carros, após o terremoto de alta magnitude que atingiu o país no início do mês passado, além do declínio da demanda.

A expectativa é que a produção e as vendas dos automóveis produzidos na China ultrapassem 5 milhões de unidades no primeiro semestre deste ano, informou a Associação de Fabricantes de Automóveis da China.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a produção de carros no mercado interno atingiu 4,355 milhões de unidades, o que representa um aumento de 17,05% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as vendas de automóveis no país alcançaram 4,337 milhões de unidades, uma elevação de 18,91% em comparação com igual período do ano anterior.

Fonte: Webtranspo