Primeiro híbrido de sucesso já vendeu um milhão

O Toyota Prius, primeiro veículo híbrido comercial de sucesso, superou um milhão de unidades vendidas no mês passado. Segundo a fábrica, as vendas do carro aumentaram 67% em abril, tocadas pela alta recorde do preço da gasolina nos EUA.
A marca japonesa aproveitou a oportunidade, também, para celebrar o recorde como uma vitória ambientalista. Segundo a Toyota, os Prius em circulação devem ter produzido cerca de 4,5 milhões de toneladas de CO2 a menos, se comparados com carros a gasolina do mesmo porte.

Apesar do recorde, as vendas de veículos híbridos nos EUA representam apenas 2,3% do mercado norte-americano. Isto que, no ano passado, as vendas de híbridos subiram 38% no ano passado, enquanto o mercado total de automóveis diminuiu

Apesar da maior parte de suas vendas acontecerem nos EUA, o Toyota Prius é fabricado no Japão. A explosão das vendas está criando dificuldades para o atendimento da demanda: o carro praticamente desapareceu dos showrooms dos revendedores americanos. Outra conseqüência é que a Toyota cortou os incentivos que oferecia para os compradores do modelo, o que resultou num aumento de preço de cerca de R$ 1.500,00. . A segunda geração do Prius, que usa de forma combinada um motor a gasolina e um elétrico, será mostrada ao público em janeiro próximo, no Salão de Detroit. O modelo deverá ser maior, mais “limpo” e consumir menos combustível. Uma versão tipo plugin, que se movimenta apenas com motor elétrico e tem um gerador a gasolina para carregá-las também está prevista para 2010.

JM

Fonte: Auto Estrada