Prius lidera ranking de organização norte-americana de teste de produtos

 Pelo segundo ano consecutivo, o Toyota Prius liderou o ranking de 2013 da Consumer Reports, organização norte-americana especializada em teste de produtos. A lista elege os carros novos de melhor valor que são comercializados nos Estados Unidos.

Na avaliação da Consumer Reports, que testa 200 automóveis disponíveis naquele mercado, são considerados, além do valor de compra do automóvel e seu desempenho, a confiabilidade do produto e, principalmente, o custo de propriedade por cinco anos. Na média dos itens avaliados, o Prius obteve um custo de US$ 0,47 por milha rodada R$ 1,10 a cada 1,6 quilômetros rodados.

“Nós consideramos que o real valor de um automóvel não é necessariamente apenas o que se paga por ele ao comprar, mas sim o que você tem de volta pelo dinheiro investido. Veículos que são confiáveis e apresentam um bom desempenho e baixo custo de propriedade representam os melhores valores”, afirma a Consumer Reports em sua página oficial na internet http://www.consumerreports.org/cro/index.htm.

Entre os carros de luxo comercializados nos Estados Unidos, o Lexus ES300h obteve a primeira colocação no ranking da Consumer Reports.

Mercado – A Toyota já vendeu mais de cinco milhões de modelos híbridos incluindo Lexus em todo o mundo. O efeito ambiental desse número impactou em uma redução superior a 34 milhões de toneladas de CO2, equivalentes a mais 4,8 milhões de veículos fora de circulação.

No mercado norte-americano, por exemplo, a Toyota é responsável por mais de 60% das vendas de híbridos. Nos últimos cinco anos, o percentual de vendas de híbridos da Toyota cresceu de 10 para 16% do total de vendas. Até 2016, a Toyota espera que cinco milhões de híbridos sejam vendidos nos Estados Unidos. Segundo cálculos internos, esse número resultará em uma economia de cerca três bilhões de litros de gasolina.

No Brasil, a Toyota lançou o Prius em janeiro de 2013, inaugurando, assim, sua gama de modelos híbridos no País. Desde seu lançamento, cerca de 330 unidades foram vendidas.

Ricardo Panessa

Fonte: Auto Estrada