Produção de veículos na Espanha cresce 5,7% em outubro


da Efe, em Madri

A produção das unidades automobilísticas instaladas na Espanha aumentou 5,7% em outubro, com relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira a Anfac (Associação Nacional de Fabricantes de Automóveis e Caminhões).

Os fabricantes produziram 218.721 unidades, e o maior volume foi de carros de passeio que, com 184.119 veículos, subiram 16,7% na comparação com outubro de 2008.

No ano, no entanto, há uma queda de 14,5%, porque nos primeiros meses do ano o mercado doméstico e o europeu registraram fortes quedas.

Em outubro, foram exportados 186.918 veículos, 85,4% do total da produção, devido ao bom andamento dos mercados europeus.

O forte crescimento das vendas de carros de passeio é consequência dos incentivos diretos às compras de carros nos países europeus.

O setor automobilístico é um dos mais atingidos pela crise que atravessa a economia espanhola, com uma forte queda das vendas, junto com o da construção.

Diversas multinacionais que estão presentes na Espanha, como a General Motors e a Nissan apresentaram planos de redução de empregos que afetam milhares de postos de trabalho.

Fonte: Folha Online