Produção e venda de caminhões são recorde em janeiro

Jackson Schneider presidente da Anfavea
Retomada das vendas de caminhões começou em setembro e resulta do crescimento da economia do País, na avaliação da Anfavea.
Anne Warth/AE – 4/2/2010 – 16h24

SÃO PAULO – A produção e as vendas de caminhões tiveram o melhor janeiro da história, informou hoje, 4, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A indústria fabricou 11.633 caminhões no mês passado, ante 7.566 unidades em janeiro de 2009, alta de 53,7%. Na ponta de vendas, foram comercializados 9.739 caminhões em janeiro de 2010 ante 6.336 em janeiro de 2009, alta também de 53,7%.

Segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, a retomada das vendas de caminhões começou em setembro e é resultado do crescimento da economia do País. “Estamos entrando em um novo patamar de vendas que varia entre 9 e 10 mil unidades por mês”, disse. “A venda um automóvel é muito puxada pela emoção e as montadoras trabalham com isso na publicidade. Já o caminhão é uma venda muito técnica, que só ocorre se houver frete para pagar o caminhão”, explicou.

Entre os aspectos citados por Schneider e que têm favorecido as vendas de caminhões, estão o aumento dos investimentos em infraestrutura, perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – entre 5,5% e 6% neste ano -, o aumento contínuo do mercado consumidor e as projeções para a safra agrícola deste ano de 141 milhões de toneladas, nível muito próximo ao recorde histórico de 144,5 milhões de toneladas de 2008.

“Trata-se de uma bela safra que precisa ser transportada”, afirmou. “Todas essas condições se juntaram às boas políticas de acesso ao crédito pelo Finame do BNDES.”

Fonte: Diário do Comércio