Produção industrial começa o ano com queda de 0,8%

A produção industrial brasileira caiu 0,8% em janeiro, com queda em 13 das 26 atividades pesquisadas, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o desempenho de janeiro de 2018, a queda foi de 2,6%.

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, crises nos países vizinhos e na indústria automobilística nacional ajudam a explicar um pouco os números.

“As exportações em queda para a Argentina acabam sendo um pano de fundo importante para esse momento de declínio da indústria automobilística como um todo. É um começo de 2019 mostrando perdas e uma característica de redução na produção de forma disseminada”, afirmou.

De acordo com Macedo, os resultados podem ser atribuídos, em grande parte, à falta de confiança dos empresários em uma retomada mais consistente da economia nacional no futuro próximo, o que diminui o investimento em máquinas e equipamentos para produção. “Mesmo havendo um aumento na confiança dos empresários, essa alta é mais em relação ao futuro a longo prazo. Os investimentos têm sido adiados”, disse.

Setores

Na passagem de dezembro para janeiro, a indústria recuou em três das quatro grandes categorias econômicas, com destaque para os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos (-3%).

Também tiveram queda os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-0,1%), e os bens de consumo semi e não duráveis (-0,4%). Por outro lado, os bens de consumo duráveis tiveram alta de 0,5%.

Macedo avalia que o perfil do resultado negativo é disseminado. “É uma produção industrial em ritmo abaixo da que encerrou 2018. No acumulado dos últimos 12 meses, ainda estamos no positivo, mas ele vem reduzindo a intensidade dessa expansão. Em julho de 2018, esse crescimento era de 3,4%. Ou seja, até nesse indicador, que está no campo positivo, vemos uma redução da intensidade do crescimento.”

Treze das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram queda na produção de dezembro para janeiro, com destaque para produtos farmacoquímicos e farmacêuticos (-10,3%), indústrias extrativas (-1%) e máquinas e equipamentos (-2,9%).

Treze atividades tiveram alta, sendo os principais crescimentos registrados nos segmentos de produtos alimentícios (1,5%), bebidas (6,1%) e outros produtos químicos (3,6%).

(Com Agência Brasil)