Proibição de carros a diesel no país prejudica exportação, dizem analistas

Lei de 1976 proíbe a circulação de carros de passeio com motor a diesel.
Enquanto isso, demanda mundial por veículos compactos dispara.

Priscila Dal Poggetto
Do G1, em São Paulo

Engessadas por uma lei criada em 1976 que proíbe a circulação de carros de passeio com motor a diesel, as montadoras de veículos no Brasil pouco investem na tecnologia. As que possuem produção desse tipo de propulsor, com a finalidade de exportar, têm projetos oriundos de outros países. Apenas utilitários, caminhões e ônibus podem circular movidos a diesel.

E qual é o maior prejuízo do Brasil? O país terá grande dificuldade para se tornar exportador de carros compactos, já que o resto do mundo vê o diesel como uma alternativa de combustível menos poluente e com maior rendimento. Além disso, o Brasil perde um canal para viabilizar a venda no mercado externo do biodiesel, produto tão defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na avaliação do sócio-diretor da Trevisan Consultoria, Olivier Girard, a especialidade do Brasil em produzir carros compactos começa a ser uma vantagem no âmbito mundial, já que os consumidores europeus e norte-americanos migram para a aquisição de carros menores. O motivo é a alta do preço do petróleo e o rigor das novas leis ambientais. Entretanto, Girard afirma que a restrição de venda de carros compactos a diesel no Brasil inibe o investimento em novas tecnologias.

“O Brasil pena só com uma coisa: como não tem carros a diesel pela legislação, isso tende a fazer com que a tecnologia de motores a diesel não seja desenvolvida, o que inviabiliza o negócio, principalmente na Europa, onde é uma tendência”, afirma Girard.

De acordo com o diretor de engenharia e vendas da Robert Bosch da América Latina, Mário Massagardi, o motor a diesel para veículos de passeio é, atualmente, a principal solução da Europa para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, principalmente o CO2. “O carro com motor a diesel é, normalmente, muito mais econômico. Ele consome 30% menos combustível do que um carro correspondente a gasolina”, destaca Massagardi.

Para o especialista, outro aspecto importante é que além de consumir menos, o desempenho do carro é superior. “O motor é turbinado tem um sistema de injeção muito moderno. Passa sentimento de esportividade muito forte para quem dirige. Ao comparar o gás natural veicular com o diesel, com a mesma potência, o motor a diesel tem 40% mais torque”, diz.

Segundo o diretor regional da seção Paraná e Santa Catarina da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), José Pelosi, com a proibição, a indústria fica limitada. “Não desenvolvemos a tecnologia como foi o caso da gasolina com o etanol. Não investimos no uso do biocombustível no ciclo diesel”, ressalta.

Mário Massagardi destaca ainda que a produção de modelos a diesel para a venda na Europa e países andinos é feita com motores importados. “O que a gente observa depois de tantos anos é que nenhuma montadora conseguiu investir na modernização dos motores.”

Exportador de diesel

Quando o Brasil proibiu a utilização do diesel em carros de passeio, o país dependia da importação do combustível e o mundo sofria com a crise do petróleo, iniciada em 1973. Assim, a alternativa foi investir no Programa Brasileiro de Álcool, o Pró-Álcool. Agora, o quadro mudou, o que aumenta a expectativa da indústria sobre a mudança da legislação.

Durante o Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel, organizado no fim de agosto, o consultor sênior da Petrobrás, Eduardo Luiz Correa, disse acreditar na liberação do uso do combustível no Brasil, já que até 2011 haverá diesel de boa qualidade no país e suficiente para a exportação.

Apesar da boa notícia, montadoras e fornecedores não receberam, até agora, nenhuma proposta do governo para debater o tema. “Ninguém falou em mudanças e não recebemos convite para manter algum tipo de conversa para definir uma matriz energética”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
Fonte: G1 Globo Online