Projeto HB, o compacto brasileiro da Hyundai


Carlos Cristófalo e Daniel Messeder

VW Gol, Fiat Palio, Renault Sandero, Peugeot 207, Honda Fit… Como uma Arca de Noé automotiva, um navio transatlântico cargueiro zarpou do Brasil ano passado rumo à Coreia do Sul. O destino era o centro de desenvolvimento da Hyundai em Seul, onde os engenheiros da marca analisaram cada um dos compactos vendidos no Mercosul.

O objetivo? Projeto HB: um compacto desenvolvido exclusivamente para a América Latina e que será produzido na nova planta de Piracicaba (SP), a partir de 2012. Durante muito tempo se especulou que o modelo eleito fosse o i20, vendido na Ásia e Europa. Mas a marca coreana decidiu produzir um carro exclusivo, que atenda às necessidades da região, com maior espaço interno e preço mais competitivo.

Com razão, algumas pessoas têm um certo temor quando escutam as fabricantes falarem em um “carro exclusivo para o Mercosul”. Na Hyundai, porém, asseguram que não há motivos para temer: “Será um veículo de design moderno, ao gosto europeu, e com a qualidade que caracteriza os demais modelos da marca”, disse à Autoesporte um importante executivo da Hyundai sul-americana.

“Durante os testes realizados com os modelos levados do Brasil, os engenheiros coreanos encontraram muitos defeitos de produção. E qualificaram como muito baixas as notas de comportamento dinâmico”, afirmou o executivo. O Fit obteve as maiores qualificações e foi tomado como ponto de referência. “Queremos mostrar que é possível fabricar no Brasil um produto com desenho moderno e boa qualidade de acabamento, mas a um preço acessível”.

Um dos primeiros protótipos do hatch, ainda em clay (maquete de argila e plástico), foi mostrado numa reunião a portas fechadas no dia 4 de janeiro. Um executivo brasileiro presente ao encontro garante que o compacto vem para agitar o mercado. “É surpreendente. Nunca vi um carro com design tão arrojado nesse segmento.” E o preço será de combate: “Cerca de R$ 30 mil, para brigar com Gol e Palio”, complementa. O desenho final do HB será decidido em maio, mas o conceito ix Metro mostrado no salão de Frankfurt do ano passado (acima) pode dar uma boa ideia de como será o compacto.

Fonte: Auto Esporte