Próxima geração do Audi A3 chega só em 2010

da Redação

A Audi adiou a chegada da próxima geração do A3 em um ano graças ao desenvolvimento de novos modelos, como o hatchback (sem porta-malas saliente) A1 e o Q3, utilitário esportivo compacto.

Previsto para estrear no final deste ano, o próximo A3 chegará ao mercado no primeiro semestre de 2010 com opções de duas ou quatro portas. Mais adiante a fabricante alemã introduzirá as versões cabriolet (conversível) e sport wagon (perua), além de possivelmente uma variante cupê de quatro portas e uma com tração integral nas quatro rodas.

A ideia é concorrer com a gama do BMW Série 1, bem como com a família de modelos esportivos que será baseada nas próximas gerações dos Mercedes Classe A e B. Além disso, como a última geração do A4 cresceu 14 cm, posicionando-o mais próximo a modelos como BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E em termos de tamanho, ficou uma lacuna que pode ser preenchida por uma versão sedã do A3.

Próxima geração do A3 terá novas variantes e gama de motores

O carro continuará dividindo a plataforma com o Volkswagen Golf, ou seja, o uso da nova plataforma modular desenvolvida pela empresa está descartado. Comparado com o modelo atual, entretanto, a próxima geração deverá ser mais comprida e ter um perfil mais suave.

Entre as motorizações para a linha do novo A3 está uma série de propulsores de quatro cilindros e injeção direta de combustível aliado a turboalimentação (TFSI), sendo o mais básico o 1.2 com 105 cv (cavalos) de potência e torque de 17,8 kgfm, seguido por um 1.4 com 125 cv e 20,4 kgfm, um 1.8 com 160 cv e 25,5 kgfm e, finalmente, por um 2.0 de 211 cv e torque de 35,7 kgfm.

Fonte: Interpress Motor