PT Cruiser e New Beetle vendendo como nunca

Foto: divulgação
Março 26th, 2008 by Ricardo Meier

Longe de serem novidades no mercado, o New Beetle, da Volkswagen, e o PT Cruiser, da Chrysler, mantêm-se no mercado mais pelo ar retrô e o diferencial de suas propostas. Quem diria que, após anos de suas estréias, ambos passassem a vender bem. Tudo graças ao acordo Brasil-México, que isenta de tarifas os veículos exportados entre eles.

O PT Cruiser, por exemplo, emplacou em 2007 nada menos que 2 375 unidades, média de quase 200 por mês. Em 2008, já são 366 carros, mantendo o bom volume do ano passado.

Com o New Beetle, a situação é até melhor: em 2007 foram 1 815 carros e em 2008, 955 – em março o VW deve vender mais de 500 unidades, recorde no país. Parece pouco, mas o Beetle tem hoje mais clientes que o Peugeot 307 Sedan, Nissan Tiida e os seus irmãos Jetta e Bora. Curioso que ele custe praticamente o mesmo que o Golf, de quem herda grande parte da mecânica, e venda praticamente a metade do hatch mesmo sendo um carro de nicho.

Por falar em preço, eis a razão para a atual demanda – os dois tiveram descontos consideráveis nos últimos anos. Para se ter uma idéia, há 5 anos o PT Cruiser custava R$ 98 726 na versão Limited, em valores da época, o equivalente a R$ 112 900 com a correção da inflação. Hoje, ele sai por R$ 79 900, ou 29% mais barato.

O modelo da Volks foi além. Em fevereiro de 2003, seu preço de tabela era de US$ 29 055, ou R$ 103 500 pela cotação do dólar nesse período. Hoje o New Beetle custaria cerca de R$ 118 300, mas sai por R$ 58 080, ou 51% a menos.

Se isso ocorresse com todos os modelos do mercado, o Brasil seria um paraíso…

Fonte: Terra-Carros online