Já se foi o tempo em que um automóvel zero km no Brasil tinha garantia de apenas um ano… Para muita gente, essa pequena cobertura era o ideal, visto que após os 12 meses em que ficava “preso” à garantia, pelo menos era obrigado a cumprir uma única revisão. Após isso, ficava livre para fazer a manutenção no mecânico amigo da esquina. Isso era uma realidade para milhões, que embarcavam nas marcas tradicionais e em carros cuja manutenção se sabia que era barata e confiável.
Mas, os tempos em que motoristas torciam pelo fim da garantia, para fugir dos altos preços das revendas, acabaram. Agora, carro novo com menos de três anos de cobertura são poucos e muito caros, como o exemplo da Volvo com apenas dois anos de garantia.
A mudança veio graças às chamadas “newcommers”, que queriam ganhar espaço no Brasil e mudar a ideia de que seus planos de pós-venda eram caros. Por isso, marcas como Renault, Peugeot, Citroën, Kia e Hyundai, por exemplo, ampliaram a garantia e também fixaram os preços das revisões, eliminando a famosa mão de obra surpresa, já que antes cada revendedor cobrava o que queria e o consumidor era obrigado a correr de loja em loja para ver onde era mais em conta.
A estratégia deu certo e hoje a média é de três anos, mas algumas marcas novas ampliaram a cobertura para cinco anos ou mais. Isso foi o caso das sul-coreanas Hyundai e Kia com garantia de 5 anos sem limite de quilometragem, assim como a japonesa Subaru. A chinesa JAC Motors não se intimidou nesse caso em oferecer 6 anos de cobertura para seus carros. Outra chinesa que apostou na garantia longa é a Lifan, que também oferece 5 anos. A Ford oferece apenas na Ranger.
Bom, mas quais carros tem garantia de 5 anos? Abaixo, listamos os modelos das marcas que oferecem essa cobertura e até acima disso, começando pela maior, que é de seis anos. Nesse caso, temos:
JAC Motors
T40
O crossover da marca chinesa chegou ao mercado há pouco tempo e já está disponível com dois motores e duas opções de câmbio. No primeiro caso, o propulsor é o 1.5 JetFlex com até 127 cavalos e câmbio manual de cinco marchas. No segundo, o motor é 1.6 DVVT a gasolina com 138 cavalos e o câmbio é CVT. Tem preços a partir de R$ 59.990.
T5
O SUV compacto tem motor 1.5 JetFlex com até 127 cavalos, além de transmissão manual de seis marchas ou CVT. Tem bom espaço e porta-malas, entregando desempenho discreto, no entanto. Custa a partir de R$ 69.990.
T6
Este utilitário esportivo de porte médio anda meio apagado no cenário nacional, mas tem bons atributos, apesar de que seu calcanhar-de-aquiles seja a falta de um câmbio automático. Seu motor 2.0 de até 155 cavalos só é oferecido com câmbio manual de cinco marchas. Também começa em R$ 69.990.
T8
A van compacta da JAC tem espaço para oito e um potente motor 2.0 Turbo de 175 cavalos. Bom espaço interno, conforto e desempenho, o modelo rapidamente pode ser convertido em furgão. O modelo parte de R$ 109.990.
J5
A JAC Motors ainda mantêm em seu lineup o sedã médio T5, que continua a ter um belo design, apesar do motor fraco. Nesse caso, o propulsor é o 1.5 JetFlex com até 127 cavalos. Seu câmbio é manual e os preços partem de R$ 60.990.
J6
A minivan chinesa é importada e vem com motor 2.0 Flex de até 155 cavalos, mas a transmissão é puramente manual. Com sete lugares, o porta-malas é enorme com cinco pessoas: 720 litros. Com bom design, ela pode levar até 1.600 litros. Os preços iniciam em R$ 66.990.
Hyundai
HB20
O compacto da Hyundai é o best seller da marca por aqui e tem motores 1.0 de até 80 cavalos e 1.6 com até 128 cavalos, sem contar a versão 1.0 Turbo com até 105 cavalos. O modelo ainda oferece câmbio automático de seis marchas, mas apenas no 1.6. Vem na versão aventureira HB20X com motor 1.6, manual ou automático. Os preços começam R$ 43.660.
HB20S
O sedã compacto da família HB20S tem um bom desempenho no mercado, só falta um pouco mais de porta-malas. O modelo é vendido nas mesmas motorizações do hatch, apresentando um performance adequada para a proposta. Começa em R$ 50.990.
Creta
O modelo é o SUV compacto que assumiu a gama de entrada da Hyundai, tem um bom espaço interno e porta-malas, além de acabamento condizente. Oferecido com motores 1.6 de até 130 cavalos ou 2.0 com até 166 cavalos, o Creta tem transmissão manual ou automática, ambas com seis velocidades. Parte de R$ 76.350.
Tucson
Saindo de cena, segundo rumores, o velho SUV da Hyundai foi nacionalizado e virou uma das melhores compras em termos de usado, mas o tempo passou e já passou de hora de se aposentar. Tem motor 2.0 de até 146 cavalos e câmbio automático de quatro marchas. O preço é de R$ 74.990.
ix35
A segunda geração do modelo acima, o ix35 ainda hoje é um SUV de design atual e também atraente, sendo também um bom negócio em termos de usado. O modelo sustenta até hoje o motor Nu 2.0, mas flex e com até 166 cavalos. O câmbio continua sendo automático de seis marchas. Os preços começam em R$ 99.990.
New Tucson
A atual geração do Tucson tem um design mais atraente e a motorização sempre desejada pelo ix35: motor Gamma 1.6 T-GDI com até 177 cavalos, além de câmbio de dupla embreagem com sete marchas. Parte de R$ 137.900.
Santa Fé
O SUV topo de linha da Hyundai tem motor V6 3.3 de 270 cavalos e transmissão automática de seis marchas, bem como tração nas quatro rodas. Peca por não ter injeção direta e um motor mais eficiente, mas esbanja conforto e sofisticação. Começa em R$ 196.702.
Elantra
O sedã médio da marca sul-coreana já foi muito desejado, mas ainda é um exemplo de design. Seu motor é o Nu 2.0 Flex com até 167 cavalos com câmbio automático de seis marchas e preços a partir de R$ 90.415.
Azera
O clássico sedã de luxo da Hyundai já teve dias melhores e agora vive no limbo, esperando a hora de sair de cena. Quase não mais visto por aí, o Azera vendido aqui ainda é da geração antiga, como o Santa Fé. Tem motor V6 3.0 de 250 cavalos e fracos 28,8 kgfm. Custa no mercado R$ 189.990.
Kia Motors
Picanto GT
O subcompacto da Kia Motors agora está em nova geração e custando a partir de R$ 58.990. Manteve o motor 1.0 de até 80 cavalos e o câmbio automático de quatro marchas.
Cerato
O sedã médio da Kia ainda não foi atualizado para a nova geração e tem motor 1.6 Flex de até 128 cavalos, bem como câmbio automático de seis machas. Custa a partir de R$ 79.990.
Soul
O crossover da marca sul-coreana esbanja estilo e praticidade, tendo motor 1.6 com até 128 cavalos e câmbio automático com seis velocidades. Parte de R$ 87.990.
Sportage
O SUV médio da Kia mantém o belo visual alemão e a mecânica mediana, que tem motor 2.0 com até 166 cavalos, além de ser automático com seis marchas. Parte de R$ 112.990.
Sorento
O clássico SUV da Kia está acima do Sportage e recentemente ganhou motor 2.4 de 172 cavalos com tração AWD, bem como câmbio de seis marchas. No topo de linha, V6 3.5 de 280 cavalos e câmbio de oito marchas, sendo também AWD ou não. Parte de R$ 166.990.
Grand Carnival
A minivan da Kia Motors tem preço sugerido de R$ 259.990, tendo espaço para sete pessoas e motor V6 3.3 de 270 cavalos, além de câmbio de seis marchas automático. Parte de R$ 259.990.
Lifan
530
O singelo sedã compacto da marca chinesa tem motor 1.5 de 105 cavalos e câmbio manual. Poderia ter recebido um CVT, mas o certo mesmo é troca-lo pelo crossover X50, que mais espaço por aqui. Parte de R$ 43.990.
X60
O utlitário esportivo chinês tem versões com câmbio manual ou CVT, além de bom nível de equipamentos. Em breve terá companhia do grande X80 para sete pessoas e do X70 como seu sucessor mais adiante. Tem motor 1.8 de 128 cavalos e parte de R$ 66.990.
Subaru
XV
O crossover da marca japonesa tem um bom aspecto visual, moderno e leve, sendo uma derivação do Impreza que deu certo como crossover. Tem motor boxer 2.0 de 156 cavalos, câmbio CVT Lineartronic e tração integral S-AWD. Custa R$ 118.900.
Forester
O SUV de porte médio da Subaru é um carro muito apreciado em diversos mercados. Com bom espaço interno e bagageiro, ele apresenta o mesmo conjunto mecânico do XV na versão L de entrada que, aliás, custa os mesmos R$ 118.900. Mas, o boxer tem 150 cavalos e o torque um pouco maior: 20,2 kgfm contra 20,0 kgfm do crossover. A versão Turbo tem 240 cavalos.
Outback
A perua-crossover derivada do Legacy, que assim como o Impreza não é mais vendido por aqui, tem um perfil elegante e proposta bem familiar, mas com excelente capacidade no fora de estrada, tendo motor boxer 3.6 de seis cilindros com 256 cavalos, CVT e S-AWD. Custa R$ 183.000.
Ford
Ranger
Na gama Ford, o único produto com cinco anos de garantia é a picape Ranger, que tem motores 2.2 diesel de 160 cavalos, 3.2 diesel com 200 cavalos e uma opção flex 2.5 com até 173 cavalos. O modelo tem preços entre R$ 110.790 e R$ 193.490.
© Noticias Automotivas. A notícia Quais carros tem garantia de 5 anos? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.