Quando comprar como frotista?

Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC

As principais montadoras do País possuem um programa específico para quem precisa adquirir uma frota de veículos. A aquisição é feita com desconto, mas, normalmente, não há pronta-entrega.

O que varia, de uma marca para a outra, é a disponibilidade de um determinado modelo, o desconto, o processo e o número mínimo de unidades para que a compra seja considerada frota.

De acordo com Carlos Sulzer, diretor de vendas diretas da GM, os principais clientes da marca são locadoras de carros e instituições financeiras. “Os modelos mais procurados são os de entrada, como o Celta, o Classic e o Corsa 1.4”, avalia.

A montadora estabelece em cinco o número mínimo de unidades para a venda especial. “O desconto varia conforme o modelo, o volume, a demanda do carro no mercado e se o negócio é estratégico ou não para a GM”, define Sulzer.

O processo é feito diretamente na concessionária, onde há um departamento específico. O cliente leva de 20 a 30 dias para receber os carros, dependendo do modelo e da configuração. “Os lançamentos demoram mais para entrar no programa de frota, como o Chevrolet Tracker, por exemplo, que ainda não está disponível.”

Na Ford, os mais buscados pelo frotista são a picape F-250, a Courier e sua versão van. A Ranger cabine dupla 4×4 (com ar-condiconado e direção hidráulica) encontra-se à venda somente para esse tipo de cliente.

Caso algum comprador necessite de alterações na estrutura do veículo, a Ford dispõe de parceiros que realizam as modificações. Alguns exemplos são baús, grafismos e escada magirus, como as encontradas nos veículos utilizados pelo setor eletricitário.

Para a Fiat, a venda para frotistas é caracterizada pelo tipo de comprador e não pela quantidade de veículos. Assim, a venda pode ser de uma única unidade ou de mil veículos, por exemplo e qualquer modelo pode ser escolhido.

O valor do desconto varia de caso a caso, dependendo da negociação, e a comercialização tem sempre o envolvimento de um concessionário da marca.

O prazo para entrega depende do tamanho do pedido, do modelo e se o veículo requer alguma adequação para o serviço no qual será utilizado (por exemplo: ambulância, transporte de presoas, etc.).

VOLKSWAGEN
Para a compra como frotista na Volkswagen, o consumidor deve ter, no mínimo, cinco unidades em sua frota. Nesse caso, valem somente carros ou automóveis e caminhões ou então pode ser feito um pedido de cinco unidades de uma vez.

Uma outra opção também seria o comprador já ter dois veículos na frota e estar comprando outras novas três unidades.

Todos os modelos da marca podem ser adquiridos dessa maneira, com exceção do SpaceFox, devido à política comercial da montadora.

Em relação aos descontos, existe uma variação dependendo do modelo e do mês. Os veículos importados têm 2,5% de desconto enquanto alguns nacionais podem chegar a 16%, como a picape Saveiro. Descontos adicionais podem ser considerados de acordo com quantidade, opcionais, prazo de entrega e tipo de operação do cliente.

Para efetuar a compra, é preciso ir a uma concessionária da marca, onde serão analisados o tipo de empresa em questão e as operações. A concessionária também informará as condições para se tornar um frotista e as cotações de preços dos veículos. A partir dessa análise, é feito o cadastramento eletrônico no sistema e, em seguida, são enviadas para a fábrica cópias dos documentos da empresa, como contrato social, cartão de CNPJ, pedido de compras e um documento do concessionário que confirme as informações do pedido de compra do cliente.

Após a confirmação e decisão do consumidor pela compra, sob as condições estipuladas, os veículos são imediatamente faturados se estiverem no estoque. Caso não estejam, os carros serão programados e, quando ficarem prontos, serão faturados. O cliente tem dez dias para pagar por meio de boleto bancário e, em seguida, o veículo é entregue.

O faturamento é feito direto pela montadora, porém a entrega
Fonte: Diário do Grande ABC