Queda nas vendas se aprofunda em julho

 Recuo acumulado em 2015 bate em 21%, média diária declina para 9.896
PEDRO KUTNEY, AB
Os emplacamentos de veículos no País em julho somaram 227,6 mil, contando automóveis de passageiros, comerciais leves, caminhões e ônibus. O resultado aprofunda a queda das vendas em 2015, que com 1,55 milhão de unidades emplacadas nos primeiros sete meses está 21% abaixo do registrado no mesmo período de 2014 – no primeiro semestre o recuo estava em 19,7%. Já em relação a julho de 2014 a retração foi de 22,8% e é até maior do que a verificada no acumulado do ano. Os dados fechados do Renavam foram divulgados na segunda-feira, 3, pela Fenabrave, associação que reúne os concessionários. Em julho houve recuperação dos emplacamentos comparativamente a junho, com avanço de 7,1% de um mês para outro, mas o crescimento é ilusório, lastreado apenas no maior número de dias úteis, 23 contra 21 no exercício mensal anterior. Na média de lacrações, 10.120 por dia útil em junho contra 9.896 em julho, houve retração de 2,2%. Essa conta, contudo, é influenciada pelo feriado de Corpus Christi em uma quinta-feira de junho, que carregou para baixo os números da sexta; e em julho houve feriados estaduais em duas importantes praças, São Paulo e Bahia, ambos também em uma quinta-feira, o que acabou afetando negativamente o desempenho do mês. “O mês de julho contou com 23 dias úteis contra 21 dias no mês anterior, motivando este aumento mensal nas vendas de veículos. Porém, vale ressaltar que, na média, em dias úteis, o saldo foi negativo”, comentou em nota Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave. “O acumulado do ano também continua negativo e mantemos a nossa posição de que não ocorrerá grande mudança nas vendas de veículos nos próximos meses, mantendo assim as nossas projeções, que apontam queda de cerca de 20% para o setor em 2015”, acrescentou. Contudo, o presidente da Fenabrave pondera que o resultado de julho pode ser comemorado, pois seria pior sem as ações que motivaram a vendas, como o Festival do Consorciado Contemplado e o Salão Auto Caixa. VEÍCULOS LEVESOs segmentos de automóveis e comerciais leves apresentaram crescimento de 7,23% em julho sobre junho, em linha com o comportamento geral do mercado. Foram emplacadas 219.410 unidades no mês passado. Na comparação com julho de 2014 o movimento aponta para baixa de 21,6%. Nos sete meses do ano, as vendas de veículos leves acumulam recuo de 20%, com 1,49 milhão de emplacamentos, 370 mil a menos do que os 1,86 milhão no mesmo período de 2014. A média diária de licenciamentos de automóveis e comerciais leves novos em julho foi de 9.539 por dia útil, em declínio de 2,1% sobre os 9.743 de junho. CAMINHÕES E ÔNIBUSO mercado brasileiro de caminhões segue descendo a ladeira em alta velocidade. De janeiro a julho os 43,9 mil emplacamentos significaram forte recessão de quase 43% sobre o mesmo período de 2014 – até o fim do primeiro semestre a queda acumulada era de 42,1%, indicando aprofundamento da crise no começo da segunda metade do ano. Na comparação com julho de 2014 a retração é ainda mais profunda, de 47,3%. Em julho isoladamente foram emplacados 6,5 mil caminhões no País, em alta de 4,8% sobre junho. Contudo, novamente o movimento positivo é anulado pelo número maior de dias úteis no mês passado. A média diária de 283 licenciamentos por dia útil é 4,4% menor do que os 296 de junho. Os emplacamentos de 1,7 mil ônibus em julho praticamente repetiram o desempenho de junho, mas significaram queda de 34,6% na comparação com o mesmo mês de 2014. Em sete meses as vendas somaram 13,4 mil, em declínio de 26,4% sobre igual intervalo do ano passado.
Fonte: Automotive Business