José Carlos Pontes – DCarro – 26/4/2009 – 19h05
Modelos usados das linhas Mini e smart vão sofrer forte depreciação.Ter um Smart ou um Mini até bem pouco tempo era uma exclusividade. Os dois não eram vendidos oficialmente no Brasil e, para importá-los, era preciso pagar todas as taxas que levavam os preços às alturas. Por isso, apenas uns poucos consideravam que o diferencial de ter um modelo do gênero compensava o investimento. Mas e agora que ambos começam a ser vendidos aqui pela Mercedes-Benz do Brasil e BMW?
Nos anúncios classificados é possível encontrar um smart usado por até R$ 130 mil, um preço duas vezes maior do que a marca alemã está disponibilizando o modelo 2009, zero-quilômetro, que chegou ao mercado este mês.
Fora da realidade – O site www.webmotors.com.br traz 14 ofertas do modelo, a maioria com preço acima de R$ 50 mil. Para vender, no entanto, o dono do carro terá que negociar esse valor, pois a única concessionária autorizada smart do Brasil, na Avenida Europa, está oferecendo a versão cupê por R$ 58 mil e a cabriolet por R$ 65 mil.
Quer dizer: quem importou o modelo diretamente da Europa, “morreu” com o mico na mão. Na hora de revender, vai perder dinheiro. E muito. Gibson, de São Paulo, que importou um smart em 2001, desembolsou na época R$ 120 mil. Agora está tentando vendê-lo por R$ 60 mil. Será quase impossível encontrar alguém que pague este preço. Ele sabe que perderá dinheiro: “Vou repassá-lo pela maior oferta, mas perder eu vou perder mesmo. Quem der mais, leva”.
O vendedor Cristiano tem um smart amarelo 2007/2008 na sua loja em São Paulo. Pede R$ 99 mil. Ele ainda não sabe o que vai fazer, pois o carro está em consignação. Mas sabe que o lançamento do zero-quilômetro por R$ 60 mil vai derrubar o preço. “Teremos que abaixar o valor pedido. Vamos ter que vender por menos do que o preço do novo, é lógico”.
Mini também – Os donos do Mini, lançado no Brasil também este mês, sofrem do mesmo problema, com o agravante de que a quantidade de Mini no Brasil é bem maior do que a de Smart. O carro inglês está sendo comercializado no Brasil por R$ 110 mil e, por isso, os usados que estão sendo oferecidos no mercado certamente terão que custar bem menos.
No Webmotors são 84 ofertas com preço que vão até R$ 230 mil. Num dos anúncios é oferecido um modelo 1976, 1.3 8V, duas portas, com câmbio manual, por R$ 51,5 mil. Pela idade do veículo, mesmo considerado carro de colecionador, o vendedor deverá encontrar dificuldades.
Rafael Garcia, dono de um modelo 2008, não acredita que será tão difícil comercializar o seu automóvel. Vai continuar pedindo R$ 133 mil pelo seu Mini usado: “O meu carro é zero e tem muitos equipamentos que os que estão sendo importados agora não têm. É o modelo S, mais completo, com roda e coisas que o valorizam”, defendeu-se. Resta saber se o comprador vai levar isso em conta ou vai preferir comprar um zero-quilômetro direto da concessionária, com importação regular, atendimento e garantia.
José Carlos Pontes, da Agência AutoInforme
Fonte: Diário do Comércio