Recife utilizará ônibus HíbridoBR durante a Copa das Confederações

 A Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e a Mercedes-Benz apresentaram nesta terça-feira, 11 de junho, o ônibus HíbridoBR, que transportará os passageiros durante a Copa das Confederações em Recife. O veículo é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no país.

A designação “híbrido” acontece quando o veículo tem duas fontes de energia. No caso deste ônibus, um grupo motor gerador e um banco de baterias. No HíbridoBR apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia “híbrido série”. O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG, que já fabricou mais de 200 unidades com essa tecnologia para ônibus elétrico.

A energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador, formado por um propulsor veicular Mercedes-Benz – EURO V – movido a diesel comum, Biodiesel ou mesmo diesel de cana-de-açúcar, e um gerador também fabricado pela WEG.

Um banco de baterias desenvolvido pela MOURA, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas em um dos centros mais modernos de reciclagem da América Latina, de propriedade e com tecnologia desenvolvida pela MOURA.

O motor diesel Mercedes-Benz aplicado nesta tecnologia do ônibus elétrico, além de ser menor do que o aplicado a um ônibus diesel similar, opera em rotação constante, o que reduz muito a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua. O motor diesel permanece em rotação constante calibrada para o ponto ideal de baixa emissão e de baixo consumo ou em marcha lenta. É fácil perceber a diferença. No híbrido com tecnologia série apenas o motor elétrico traciona o ônibus.

Chassi, eixos e suspensões também são Mercedes-Benz. O chassi foi projetado para carrocerias de até 12 metros e as suspensões são do tipo pneumática integral. O motor é um quatro cilindros com 136 cavalos, já dentro das exigências do Euro 5, podendo utilizar tanto o diesel S50, o diesel de cana ou o biodiesel B20.

O ônibus será apresentado ao público no evento que será realizado no Centro de Convenções de Recife. Logo depois, ele estará à disposição da prefeitura para transportar os passageiros até o dia 23 de junho.

Ricardo Panessa

Fonte: Auto Estrada