Herbert Diess, CEO do Grupo VW: “Brasil poderá fabricar novo compacto”

Os principais jornais brasileiros, especialmente o Estado de São Paulo e o Valor, destacaram a vinda ao Brasil de Herbert Diess, CEO do Grupo VW, dia 14 passado. A notícia mereceu mais de meia página nos jornais e o motivo seguramente foi a revelação de Diess aos jornalistas convidados para a coletiva de imprensa, na Unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, onde Herbert Diess passou o dia.

Ele disse que o País está cotado para desenvolver um novo carro compacto global da marca, a ser lançado após 2020, quando o Grupo VW deverá iniciar um novo ciclo de investimentos no Brasil.

O modelo, que terá as mãos da engenharia brasileira, deve ser o substituto do Gol. A intenção, segundo a Montadora, é de que o novo compacto seja de início destinado ao mercado brasileiro e a toda a América Latina, e depois para outras regiões, porém “a fábrica precisa ser muito competitiva”, afirmou Diess, sem especificar qual das três plantas brasileiras estaria mais capacitada para abrigar a produção do novo carro.

Segundo os jornalistas especializados, o CEO do Grupo VW se mostrou confiante no Brasil e no crescimento da marca. De fato, as vendas de janeiro a julho cresceram 34%, registrando 197,8 mil unidades, enquanto o mercado total teve alta de 14%.

Diess, que se reuniu também com um grupo de concessionários, entre eles o presidente da Assobrav, Dado Guião, disse ainda que espera que a Companhia volte a ter lucro na América do Sul já no ano que vem. Pelo visto conta com a operação brasileira, que responde por quase 70% das vendas na região.