Renault, a que mais cresceu em 2007

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A Renault deu um passo importante para a recuperação da liderança entre as novas montadoras, posto que ocupou em 2001 e depois perdeu. Fechou o ano apenas na sétima posição, mas foi a marca que mais cresceu no mercado brasileiro em 2007, entre as 10 mais vendidas, uma evolução de 42,4%, passando de 51.672 unidades para 73.576. A Citroën foi a segunda, com praticamente o mesmo índice. Aumentou a comercialização de 34.906 para 49.565 veículos: mais 42%.

É verdade que as duas partiram de uma base de vendas bem inferior à das líderes do mercado, Fiat e Volks, que cresceram em vendas, cada uma, cerca de 130 mil unidades em 2007, mas os aumentos porcentuais foram menores: 31,8% (Volks) e 30,5% (Fiat). Além dessas quatro, outra francesa, a Peugeot, encerrou o ano com um avanço acima da média do mercado, que foi de 27,7%. A marca do “leão” cresceu 28,6% em 2007. E foi só. As outras cinco, entre as dez marcas mais vendidas no Brasil, apresentaram um desempenho abaixo da média nacional.

Terceira colocada no ranking do ano passado, a General Motors não acompanhou o crescimento do mercado interno, fechando com aumento de apenas 21,6%. Apesar deste resultado desfavorável, em números absolutos a montadora de origem norte-americana teve um incremento de quase 90 mil unidades no ano.

A Ford também ampliou volume em 2007. Foram 45 mil carros a mais que no ano anterior, mas a ampliação foi de apenas 20,4%, ou seja, 7,3 pontos percentuais abaixo do crescimento do mercado total. Com o novo Ka, a montadora espera melhorar seus índices para o ano que começamos há apenas 14 dias.

A Honda cresceu 27,4%, próximo da média, e a Mitsubishi 22,1%. O pior desempenho entre as chamadas novas foi da Toyota, que além de perder a quinta posição no ranking doméstico (ficou apenas em oitavo lugar em 2007), praticamente não ampliou os negócios em relação a 2006: vendeu 72.068 unidades no ano passado, ante 69.668 no anterior.

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Fonte: Diário do Comércio