
Por Alessandro Reis
No último fim de semana, a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, realizada no Autódromo Internacional de Curitiba PR, teve a presença de um “hot hatch” que marcou época na década passada, especialmente na Europa. O Renault Clio V6, com motor 3.0 do Laguna, tração traseira e 255 cv de potência, fez volta rápida na pista e, ainda por cima, foi o carro-madrinha das provas, realizadas no sábado 1º de agosto e no domingo 2.
O Clio V6 é baseado na segunda geração do hatch compacto 1998-2005, a mesma até hoje vendida no Brasil, enquanto na Europa o modelo está na quarta. O carro de alto desempenho foi criado pela preparadora TWR, inicialmente para a disputa de um campeonato europeu monomarca, mas o projeto não foi para a frente. Foi então que, em 2001, a Renault começou a vender o Clio apimentado nas concessionárias europeias.
Segundo a Renault, Clio apimentado atinge máxima de 246 km/h
O motor é instalado no lugar onde estaria o banco traseiro. A carroceria é mais larga que a original para acomodar as entradas de ar e os pneus maiores, de 18 polegadas. A distância entre-eixos foi ampliada em 5,4 cm e as suspensões e amortecedores receberam modificações para um ajuste mais rígido e esportivo.
A versão para as ruas mantém, exceto pelo assento traseiro, interior praticamente idêntico ao do Clio 2 “padrão”. O modelo que acelerou em Curitiba traz cabine de competição, sem uma série de itens de acabamento para redução no peso. Enquanto o Clio V6 original rendia 230 cv, nos meses seguintes a divisão Renault Sport fez aprimoramentos nos cabeçotes e no sistema de indução para ampliar a potência a 255 cv.
Segundo a montadora, o “hot hatch” acelera de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h.
Fonte: Auto Estrada