Renault Clio V6 3.0 de 255 cv acelera em autódromo de Curitiba

 Unidade baseada na segunda geração do hatch compacto fez sucesso no começo dos anos 2000 no mercado europeu
Por Alessandro Reis
No último fim de semana, a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, realizada no Autódromo Internacional de Curitiba PR, teve a presença de um “hot hatch” que marcou época na década passada, especialmente na Europa. O Renault Clio V6, com motor 3.0 do Laguna, tração traseira e 255 cv de potência, fez volta rápida na pista e, ainda por cima, foi o carro-madrinha das provas, realizadas no sábado 1º de agosto e no domingo 2.
O Clio V6 é baseado na segunda geração do hatch compacto 1998-2005, a mesma até hoje vendida no Brasil, enquanto na Europa o modelo está na quarta. O carro de alto desempenho foi criado pela preparadora TWR, inicialmente para a disputa de um campeonato europeu monomarca, mas o projeto não foi para a frente. Foi então que, em 2001, a Renault começou a vender o Clio apimentado nas concessionárias europeias.
Segundo a Renault, Clio apimentado atinge máxima de 246 km/h
O motor é instalado no lugar onde estaria o banco traseiro. A carroceria é mais larga que a original para acomodar as entradas de ar e os pneus maiores, de 18 polegadas. A distância entre-eixos foi ampliada em 5,4 cm e as suspensões e amortecedores receberam modificações para um ajuste mais rígido e esportivo.
A versão para as ruas mantém, exceto pelo assento traseiro, interior praticamente idêntico ao do Clio 2 “padrão”. O modelo que acelerou em Curitiba traz cabine de competição, sem uma série de itens de acabamento para redução no peso. Enquanto o Clio V6 original rendia 230 cv, nos meses seguintes a divisão Renault Sport fez aprimoramentos nos cabeçotes e no sistema de indução para ampliar a potência a 255 cv.
Segundo a montadora, o “hot hatch” acelera de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h.
Fonte: Auto Estrada