Renault confirma produção do utilitário esportivo da linha Logan

Renault Logan Steppe                         Por Daniel Messeder

Muitos especulavam que a linha Logan/Sandero teria um utilitário esportivo entre seus membros, mas agora é oficial. Durante uma entrevista antes da apresentação da versão européia do Sandero, que será feita no Salão de Genebra, o presidente da Dacia, François Fourmont, confirmou que a empresa romena fabricará uma “espécie de utilitário esportivo”.

Alguns apostam que o veículo pode ser a versão final do conceito Logan Steppe, mas a corrente mais forte aponta para um modelo inédito, feito sobre a base do Sandero. Isso porque o hatch tem desenho mais moderno e recentemente foi flagrado na fábrica da Dacia (subsidiária da Renault) em Pitesti, na Romênia, com suspensão elevada e tração nas quatro rodas.

Publicações européias afirmam que o carro será lançado primeiro no Brasil, devido ao grande sucesso que os modelos com visual off-road fazem por aqui. Os principais concorrentes serão o Fiat Palio Adventure o Ford EcoSport. A Renault, inclusive, trouxe da Ford um dos homens responsáveis pelo projeto do EcoSport, Cássio Pagliarini, que atualmente é diretor de marketing da marca francesa no Brasil.

As semelhanças com o projeto da Ford são evidentes: o novo utilitário da Dacia/Renault terá tração dianteira (com uma versão 4×4) e preço atraente. O modelo de origem francesa, porém, promete um maior espaço interno, uma característica dos modelos que utilizam a plataforma B0 da Renault, como o Logan e o próprio Sandero. O carro faz parte do Contrato 2009 anunciado pela Renault, e sua apresentação não deverá ser realizada antes do próximo ano.

Fonte: Auto Esporte