Renault e PSA impactam papéis de montadoras

BLOOMBERG NEWS
PARIS

Renault e Peugeot Citroën arrastaram para baixo as ações das montadoras, depois que as classificações de crédito das duas companhias foram rebaixadas à medida que o setor enfrenta um mercado europeu em declínio em um cenário de desaceleração econômica .

As ações da Renault recuaram 13% no pregão de Paris para o mais baixo fechamento em 11 anos, depois que a Stardard & Poor ´s e Moody´ s Investors Service rebaixaram as classificações de crédito da empresa.

As ações da Peugeot recuaram 9% depois que Moody´ s reduziu a classificação da montadora ontem.

A Fiat, maior montadora italiana, regrediu 8,2% em Milão, depois que a S&P anunciou que poderá baixar a classificação da companhia para “alto risco.”

As montadoras européias são pressionadas à medida que a crise financeira global e a desaceleração econômica reduzem a demanda por novos veículos. Mesmo com vários modelos a Peugeot perdeu participação de mercado na Europa, onde as vendas automotivas decresceram 4,4% nos primeiros nove meses. A Renault reduziu seu lucro para todo o ano e as metas de vendas em 23 de outubro, depois que a receita do terceiro trimestre recuou 2,2%.

Fonte: Gazeta Mercantil