Renault foi marca que mais cresceu no semestre

Fonte: Auto Informe
da Redação

A Renault foi a marca que mais cresceu no Brasil no primeiro semestre deste ano. A conclusão é da agência AutoInforme, que ressalta que uma empresa pode ter bom crescimento, mas a partir de uma base baixa de vendas, ou avançar em número de unidades, mas não na divisão do bolo do mercado. “É preciso combinar um crescimento expressivo com grande volume de vendas”, afirma nota da agência. A Renault o fez, segundo ela.

Assim a marca avançou em 1,34 ponto percentual nas vendas internas, quase o dobro em relação à Citroën (0,69 ponto percentual), que ficou em segundo lugar entre as que mais conquistaram mercado em 2008. De acordo com o estudo, Honda, Nissan, General Motors, Mitsubishi, Volvo e Agrale também aumentaram a participação. Por outro lado, Ford, Volkswagen, Fiat, Toyota, Peugeot, Audi, Mercedes-Benz e Scania perderam.

A Renault fechou o semestre com 4,17% das vendas no mercado interno – tinha 2,82% no mesmo período do ano passado, um crescimento de 91,83%. Para alcançar esse resultado, a empresa lançou dois modelos novos e reposicionou os antigos, retirando de linha várias versões e deixando apenas as que pudessem ocupar nichos de mercado. As novidades, o sedã Logan e o hatch Sandero, foram responsáveis por 82% das vendas da marca, com 37.823 das 58.603 unidades no semestre.

Todos os demais modelos da marca tiveram queda expressiva de vendas, não acompanhando o crescimento do mercado, que foi de 30%, e nem sequer repetiram os volumes de vendas do ano anterior. Só o Clio caiu 73,8% na versão Sedan e 38,8% na hatch (a AutoInforme classifica o resultado como “uma tragédia”).

Outra francesa, a Citroën, foi a segunda marca que mais ganhou participação neste ano: tinha 1,76% no primeiro semestre de 2007 e agora tem 2,45% – alta de 80,9%. As que mais perderam foram justamente as líderes de mercado, Fiat (caiu de 24,54% para 23,86%) e a Volkswagen (de 23,49% para 22,19%). Confira abaixo o resultado por marca.

Fonte: Interpress Motor