Renault-Nissan: Carlos Ghosn é preso por suspeita de fraude

    Renault-Nissan: Carlos Ghosn é preso por suspeita de fraude

    Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan, foi preso no Japão. O executivo brasileiro de origem libanesa, foi detido por autoridades japonesas por suspeita de fraude fiscal em declaração de rendimentos, que seriam menores que os realmente recebidos. O líder de um dos maiores fabricantes de veículos do mundo também estaria utilizando-se de fundos da companhia para uso pessoal.

    Além de Carlos Ghosn, o diretor Greg Kelly também está sendo investigado, após a Nissan divulgar um documento onde declara que investigou internamente a conduta do presidente da companhia e do diretor. De acordo com o jornal The Japan Times, a declaração da montadora relata que ambos teriam reportado valores de compensação menores que os reais na Bolsa de Tóquio.

    Hiroto Saikawa, CEO da Nissan, vai propor ao conselho de administração da montadora, que retire Ghosn do comando da empresa, procedendo o mesmo com Kelly. O executivo japonês declarou ainda que lamenta o ocorrido ter provocado preocupações nos acionistas.

    De acordo com o jornal japonês, os rendimentos de Carlos Ghosn no último ano caíram 33% em relação ao ano anterior, sendo estes de 730 milhões de ienes (R$ 24.294.400) contra média de 1,08 bilhão de ienes (R$ 33.546.240) nos dois anos anteriores, o que teria chamado a atenção da montadora, que procedeu investigação durante meses para apurar as suspeitas de má conduta do chefão da empresa e seu diretor.

    Ghosn é um dos principais executivos da indústria automobilística mundial, tendo assumido o comando da Renault nos anos 90 e liderou a montadora francesa na fusão com a Nissan, onde promoveu enormes cortes de custos e mudou a filosofia de trabalho da empresa nipônica, tirando-a de um processo de quase falência para o lucro em poucos anos.

    Por sua ousadia, Ghosn foi considerado um herói no Japão e referência para muitos setores da economia local, sendo até retratado em um mangá, tradicional revista em quadrinhos.

    [Fonte: Exame]

     

    © Noticias Automotivas. A notícia Renault-Nissan: Carlos Ghosn é preso por suspeita de fraude é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.