Thiago Vinholes
Agora é oficial. Após muita especulação, a Renault anunciou nesta última semana sua parceria estratégica com o maior fabricante de motocicletas indiano, a Bajaj Auto. Segundo o comunicado divulgado pela marca francesa, a joint venture visa o desenvolvimento de um veículo designado como ULC, sigla em inglês que talvez sugira “Ultra Low Cost” (custo ultra baixo, em português).
Ainda sem revelar detalhes da parceria, a Renault detalhou que este novo veículo começa a ser vendido na Índia a partir de 2011. Apesar de ocultar informações, não é nenhum segredo que a Renault almeja um veículo à altura do Tata Nano, o carro mais barato do mundo, cujo preço não ultrapassa a marca dos U$S 2.500.
A divisão da parceria será de 50% para o fabricante indiano enquanto que os outros 50% serão divididos entre Renault e Nissan, e a meta é produzir 200 mil unidades do ULC para suprir a demanda indiana por automóveis. Exportações ainda não constam nos planos de Renault e Bajaj.
Fonte: Auto Esporte