Renovação da frota de carros é lenta, apesar dos recordes de venda

Volume de carros aumenta e agrava o trânsito e a poluição.
Segundo especialistas, a frota nacional tem idade média de 10 anos.

Do G1, com informações da Globonews

Apesar da venda acelerada de carros novos, a renovação da frota brasileira é lenta, porque os carros não são aposentados, apenas mudam de dono. Segundo especialistas, o que há é a ampliação da frota, com reflexo no trânsito e na poluição. Atualmente, na média, a frota nacional tem 10 anos.

As facilidades são para todos, com prazos e parcelas pequenas é possível comprar um carro usado em bom estado ou nem tanto. Pesquisas indicam que a idade média da frota brasileira caiu de 15 anos para 10 anos. Os fabricantes de peças e veículos defendem esse número, mas poucos arriscam um cálculo, porque não há dados específicos.

“A idade média da frota é de cerca de 10 anos no país, ela já foi maior. Ela tem decrescido principalmente em relação a essas novas vendas. A tendência é diminuir mais e isso é muito bom”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider.

“A idade menor da frota significa um carro mais moderno, com consumo menor, com emissão menor e uma segurança melhor”, acrescenta Schneider.

O reflexo da frota antiga é sentido no trânsito. “Esses carros quebram mais, e por quebrarem mais eles precisam de intervenção durante a circulação. E os órgãos de trânsito não estão preparados para fazer essas intervenções. Na verdade o que falta no país é fiscalização”, destaca o especialista em transportes Luiz Célio Bottura.

Poluição

Embora os carros novos sejam mais modernos, para o técnico de operações da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Olímpio de Mello Álvares Jr, o volume crescente de carros nas vias, aumentam os congestionamento, que aumentam a poluição. “Existe a possibilidade de haver um novo aumento de concentrações de poluentes na atmosfera”, observa

Fonte: G1 Globo online