Resolução torna obrigatório informar o Custo Efetivo Total das transações

Direção da Fenabrave recomenda atenção e respeito à nova norma

Passou a vigorar, neste mês, a Resolução No. 3.517 do Banco Central, que estabelece a obrigatoriedade de se informar, ao cliente, o CET (Custo Efetivo Total) do crédito fornecido para financiamentos.

Conforme orientação encaminhada pelo presidente da Fenabrave (Federação Nacional de Concessionárias e Distribuidores de Veículos), Sérgio Reze, é de extrema importância que, em respeito a essa norma, as concessionárias informem o CET do financiamento de veículos para a transparência das transações com seus clientes e pela garantia de que esses conheçam e admitam todos os gastos envolvidos na operação.

“Certifique-se de que sua equipe está afinada ao conteúdo da resolução e não deixe que a falta do cumprimento da mesma possa representar problemas para sua empresa, dentre os quais a perda da credibilidade e confiança junto ao consumidor”, recomenda Reze.

O presidente do Sincodiv-SP (Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos de São Paulo), Octavio Leite Vallejo concorda com a orientação e considera o alerta ao setor oportuno, uma vez que se trata de um novo procedimento a ser adotado pelos distribuidores de veículos. “Deve-se conscientizar os colaboradores sobre a importância quanto ao respeito a essa nova regra. A transparência é a base para a realização de um bom negócio”, conclui.

Produção e edição:

Fabíola Munhoz e Juliana de Moraes

Fonte: Sincodiv online