Resultados do Brasil amenizam prejuízo da GM

A General Motors do Brasil está enviando dividendos à matriz nos Estados Unidos, que passa por severa crise. Incluindo as operações financeiras, o grupo teve prejuízo de US$ 3,25 bilhões no primeiro trimestre. Já a região liderada pelo Brasil obteve o maior lucro da empresa, de US$ 517 milhões. “Em tempos difíceis, investimos pesadamente no País e, neste momento, a GM brasileira está pagando dividendos”, disse o presidente mundial de operações, Fritz Henderson.

Ele chegou ontem ao País para participar, hoje, da comemoração dos dez anos da fábrica de Gravataí (RS) e da marca de 1 milhão de carros produzidos na unidade. Número dois no comando da maior montadora americana, Henderson é o segundo executivo do alto escalão da indústria automobilística a visitar o Brasil nos últimos dias – na semana passada, o presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, participou, em São Bernardo do Campo (SP), da inauguração de um centro virtual de desenvolvimento de carros e da cerimônia que marcou a produção de 18 milhões de veículos no País.

A operação brasileira tem sido importante para os resultados da GM, afirmou Henderson, que presidiu a filial do Brasil entre 1997 e 2000. Segundo ele, toda a região da América Latina, além de Oriente Médio e da Ásia, tem ajudado a companhia a amenizar a crise na sede americana. ( AE )

Fonte: Diário do Comércio