Revendas chegam a pedir 200 dias para entregar novo Ka

CLÁUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros

Espera pelo novo Ford Ka independe da motorização

O prazo de espera para receber um Novo Ka comprado numa concessionária Ford em São Paulo pode chegar a 200 dias. Este foi o maior tempo previsto de espera detectado num levantamento feito por UOL Carros junto a 11 revendas da marca na capital paulista.

Os 200 dias (quase sete meses) foram mencionados por uma única revenda. Outras quatro pediram 120 dias para entregar o carro, não importando a versão e a motorização (1.0 e 1.6). Na média, o tempo de espera é de 90 dias. Para não influenciar as respostas, o jornalista se anunciou como um comprador comum.

“Não adianta te prometer um prazo que eu não posso cumprir”, disse um dos vendedores — que pediu 90 dias, “mais ou menos”, para entregar o Ka, caso o negócio fosse fechado. Um funcionário de outra revenda, questionado sobre a espera, disse que em sua loja ela era “a mesma de todas as outras: 120 dias”.

A três lojas, UOL Carros perguntou sobre a possibilidade de pagar um valor acima da tabela pelo Ka — mas os vendedores disseram que não praticavam ágio. Todos os preços citados sempre foram os de tabela. Os valores vão de R$ 25.190, na versão básica 1.0, a R$ 36.390 na 1.6 completa.

Em algumas revendas, o cliente que fizer questão do Ka pode dar sorte: há casos de desistência de compradores de carros já faturados, os quais podem ser vendidos — segundo os consultores — quase imediatamente a outros interessados. Um deles ofereceu uma unidade com motor 1.0 e direção hidráulica “para hoje”.

Em apenas duas das 11 concessionárias os vendedores disseram ter prazo de 30 dias ou menos para a entrega do Ka.

Antes do anúncio
A alta procura pelo carrinho da Ford acontece antes mesmo de a marca detonar a campanha publicitária do modelo, cujos filmetes foram apresentados à imprensa na semana passada. Ações de marketing mais focadas, como a exposição do carro em supermercados e faculdades, também estão nos planos da montadora.

O novo Ka vendeu 4.677 unidades em março, segundo dados da Fenabrave (a federação dos distribuidores). Tal performance garantiu ao carro o 10º lugar em vendas gerais no Brasil. No ano, são 9.765 emplacamentos. O Ka é produzido na planta da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC.

Na ocasião de seu lançamento, em 14 de dezembro do ano passado, a montadora disse pretender fabricar 60 mil unidades do compacto este ano. No mês passado, a Ford divulgou nota afirmando que a produção poderia subir para 6.000 unidades/mês, e que em fevereiro a entrega dos carros aos compradores tinha ocorrido normalmente.

UOL Carros entrou em contato com a assessoria de imprensa da Ford e solicitou uma posição sobre os prazos pedidos nas revendas, mas ainda não obteve retorno.
Fonte: UOL Carros