Reze: maior determinação no mercado de usados

Os carros usados ganham cada vez o centro das atenções das concessionárias. Como a margem de lucro com a venda de novos é baixa, em especial nos modelos de entrada, os pontos de vendas “oficiais” de carros zero quilômetro das montadoras investem cada vez mais em negócios alternativos para garantir a sobrevivência no mercado. O resultado é o aumento da disputa entre as concessionárias e as revendedoras independentes. “Faz uns três anos que as concessionárias têm crescido realmente no mercado de usados”, disse o presidente da Assovesp, George Assad Chahad, ao Globo. Segundo Chahad, a atuação das concessionárias representava 5% do mercado de usados, enquanto as revendedoras independentes ficavam com 70%. Hoje, elas já possuem 20% de participação e as independentes 55%. O resto fica com as negociações informais. Para o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, as concessionárias deveriam assumir com mais determinação o mercado de usados. “O segmento de usados é três vezes maior que o de novos”, observa (3 de setembro).

Fonte: Automotive Business