A Rivian já havia mostrado sua picape elétrica R1T e agora revela seu SUV de sete lugares totalmente energizado, o R1S. Também proposto para o ano 2020, o utilitário esportivo se apresenta da mesma forma, impondo um estilo futurista e versatilidade para fazer a diferença na próxima década nos EUA.
O R1S mede 5,04 m de comprimento e tem 3,07 m de entre-eixos. Compartilhando muitos elementos com a R1T, o utilitário esportivo emprega o mesmo conjunto propulsor com quatro motores elétricos com potência de 199 cavalos por roda e duas opções de torque: 56,9 e 113,8 kgfm. Isso sem contar as três opções de baterias de lítio: 105, 135 e 180 kWh.
Porém, o R1S tem desempenho diferente da picape. O SUV de sete lugares (cinco na versão de 180 kWh) tem autonomia de 386 km no pacote de 105 kWh, 498 km no intermediário e 659 km no pacote com bateria de densidade mais alta.
Mas, assim como na R1T, o modelo vai de 0 a 96 km/h em 4,9, 3,0 e 3,2 segundos, respectivamente. Sim, o de 180 kWh é 0,2 segundos mais lento que o intermediário, visto que a potência líquida nesse caso é de 709 cavalos, ante 407 cavalos do primeiro (105) e 764 cavalos do segundo (135). Em todos, a velocidade máxima é de 201 km/h.
Visualmente, o Rivian R1S compartilha com a picape um conjunto ótico vertical em LED, assim como a barra luminosa horizontal, lembrando que os sensores dentro dos “faróis” são do sistema de condução autônoma de Nível 3. Teto reto e boa área envidraçada são realçados por um teto solar panorâmico bem amplo.
O Rivian R1S tem apenas 180 litros no porta-malas traseiro com sete lugares, mas como não há motor a combustão na frente, o espaço frontal comporta bons 330 litros. Pesando 2.650 kg (20 kg a menos que a picape), o SUV elétrico tem a mesma distribuição de peso da R1T : 52:48. O preço do utilitário esportivo partirá de US$ 65.000 já com o bônus federal de US$ 7.500.
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