Roland Berger: Brasil será 4º mercado de carros


Em entrevista à jornalista Cleide Silva, do Estadão, Roland Berger, presidente da consultoria global do mesmo nome, disse na quarta-feira passada, 17, que o Brasil vai superar a Alemanha na comercialização de veículos leves este ano e pular para o quarto lugar no ranking mundial. A China deve ficar no topo, com 13,8 milhões de unidades, seguida dos Estados Unidos (11,5 milhões), Japão (4,4 milhões), Brasil (3,2 milhões), Alemanha (2,8 milhões), França (2,4 milhões), Itália (2,3 milhões) e Índica (2,2 milhões).

No volume de vendas não estão computados caminhões e ônibus. Se estes veículos foram somados, o Brasil elevaria o volume a 3,4 milhões de unidades.

Berger projeta uma elevação expressiva no mercado interno de veículos leves, que alcançaria 6 milhões de unidades em 2015.

O Brasil ficará em sexto lugar no ranking de produção, segundo estimativas do executivo, com 3,1 milhões de automóveis e comerciais leves. O primeiro posto caberá à China, com 13,3 milhões, seguida do Japão (8,2 milhões), Estados Unidos (6,8 milhões), Alemanha (4,7 milhões) e Coréia do Sul (3,3 milhões). A Índia deve estar na sétima posição, com 2,7 milhões, e a França com a oitava, com 2,1 milhões.

O que falta ao Brasil para ser competitivo? Berger disse a Cleide Silva que falta uma firme aliança entre fabricantes e governo para projetos de desenvolvimento de novas tecnologias, redução de custos de produção, infraestrutura para o transporte público e renovação da frota.

O consultor entende que o Brasil precisa pensar no futuro, jogar globalmente para, ao mesmo tempo, se defender das importações e aumentar suas exportações.

Fonte: Automotive Business