Rumor: VW planeja crossover


Modelo será desenvolvido na base do Suzuki SX4; lançamento será em 2012

Thiago Vinholes

SUV compacto da VW pode se chamar Rocktan

A Volkswagen não comprou 20% das ações da Suzuki à toa. Conforme aponta a revista holandesa Autointernationaal, a fabricante alemã planeja lançar até 2012 um crossover, ampliando sua oferta de produtos e estreando em um segmento ainda inexplorado por ela. Segundo apuração da publicação, o modelo será feito na base do Suzuki SX4 e pode levar o nome Rocktan.

O futuro crossover da Volks, de acordo com a fonte, será impulsionado por motores TSI (turbo com injeção direta de gasolina) e TDI (turbodiesel intercooler), jás presentes em outros veículos de passeio e utilitários da marca de Wolfsburg. Além disso, a base do Suzuki SX4 será aperfeiçoada para encaixar o veículo dentro dos padrões cinco estrelas de proteção da Euro NCAP, órgão de segurança viária europeu.

Com o desenvolvimento deste modelo por parte da VW, a Fiat teria de abrir mão do Sedici, sua versão do SX4, passando a apostar em mais veículos do Grupo Chrysler. Já a Suzuki, ainda segundo a revista holandesa, poderá estender o uso de motores Volkswagen para o restante de sua linha de utilitários esportivos. Por último, a publicação afirma que a marca alemã trabalha junto de sua parceira nipônica na criação de um novo carro compacto para países emergentes.
Fonte: Terra Carro Online