Salão de Detroit terá cara estrangeira

Por enquanto, apenas montadoras de fora dos EUA divulgaram estréias

O Estado de S.Paulo

Primeira mostra automotiva de 2009, o Salão de Detroit (EUA) ocorrerá entre os dias 11 e 25 de janeiro. A próxima edição promete ser a mais sombria de sua já centenária história. A crise econômica mundial, que tem nos Estados Unidos seu maior foco, arrasa a indústria automobilística do país e, por enquanto, apenas marcas estrangeiras divulgaram novidades para a feira.

Na semana passada, as alemãs BMW e Mercedes-Benz, a sueca Volvo e a japonesa Subaru mostraram imagens de modelos que apresentarão em Detroit. No estande da primeira, a estrela será a nova geração do roadster Z4.

A Mercedes-Benz, por enquanto, confirmou para o salão um protótipo ecológico, o Blue Zero, e uma série especial do SLR McLaren, em homenagem ao piloto britânico Stirling Moss. Já a Volvo terá como estrela a versão conceitual do próximo S60.

Da Subaru, a atração será o renovado Legacy. Antes, outra japonesa, a Honda, havia anunciado a estréia do Insight final.

POUCA ADESÃO

Por causa da crise, muitas montadoras já anunciaram que não participarão do próximo Salão de Detroit. Uma das ausências que prometem ser a mais sentida é a da Ferrari. E pelo segundo ano consecutivo, a Porsche ficará de fora da feira. Rolls-Royce, Mitsubishi e Nissan também estão nessa lista.

As americanas Ford, GM e Chrysler participarão, mas ainda não anteciparam suas atrações. Elas passam por problemas financeiros, agravados pela crise mundial. Na sexta-feira, o governo americano liberou ajuda de US$ 17,4 bilhões para Chrysler e GM, que ameaçavam pedir falência.

BMW Z4

O roadster recebeu atualizações visuais, mecânicas e agora tem mais tecnologias. No desenho, chamam a atenção a grande dianteira larga e o capô, maior que o anterior. E pela primeira vez, o carro traz teto rígido. Entre os recursos inéditos no modelo estão suspensão adaptativa e o Dynamic Drive Control, que permite ajustar componentes para mudar o comportamento dinâmico do veículo. Serão três opções de motor, o mais forte um 3.0 biturbo, que gera 310 cv. O câmbio automático de sete marchas, com dupla embreagem, fará parte da lista de opcionais.

Mercedes SLR McLaren Stirling Moss

Versão do esportivo homenageia o piloto inglês, que venceu corridas nos anos 50 com o 300 SLR. Motor V8 gera 650 cv. Começará a ser

feito em junho de 2009, limitado a 75 unidades, com preço de 750 mil euros. Só os atuais proprietários do SLR McLaren poderão comprá-lo.

Volvo S60

O protótipo tem desenho bem próximo ao da versão final do sedã, rival de BMW Série 5 e Audi A6, por exemplo. Entre os destaques estão os retrovisores laterais, de material transparente. O interior, esportivo e muito iluminado, é a parte que menos deve inspirar o S60 definitivo.

Subaru Legacy

Por enquanto, esta sugestiva imagem é a única divulgada da quinta geração do sedã, que também surgirá em Detroit em versão conceitual. Segundo informações da Subaru, o protótipo foi feito para celebrar os 20 anos do Legacy, mas vai inspirar o próximo, que chega em 2010.
Fonte: O Estado de São Paulo