Salão de Frankfurt supera a estimativa de público da organização

Estande gigante da Mercedes-Benz ficou lotado
Evento registrou 850 mil visitantes, 100 mil a mais do que o estimado.
Mostra na Alemanha reuniu as novidades da indústria automobilística.

Do G1, em São Paulo

Mesmo com a crise financeira mundial, o 63º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA), o maior e mais importante do seu segmento, que aconteceu entre os dias 17 e 27 de setembro, superou a expectativa de visitantes. A organização do evento esperava um público de 750 mil pessoas, mas foram registrados cerca de 850 mil visitantes.

No entanto, houve um decréscimo em comparação com a última edição, em 2007, quando a feira alemã recebeu quase um milhão de visitantes. De acordo com o presidente da Associação da Indústria Automobilística alemã (VDA), Matthias Wissmann, não faz sentido comparar os números de 2009 com os de 2007, que decorreu em um contexto econômico completamente diferente. “Mesmo quando comparado com o número de visitantes daquele ano, a queda foi muito inferior aquela que esperávamos”.

Segundo Wissmann, a importância da feira é inegável e sua dimensão mostra que ela ocupa o primeiro lugar nos eventos do setor. “A quantidade de expositores e a área ocupada mostra como a IAA continua sendo a mais importante feira de mobilidade em todo o mundo. Nenhuma outra feira apresenta toda a cadeia de produção [do segmento automobilístico] – desde produtores até fornecedores – de forma tão abrangente quanto a IAA”, afirma.

O salão da Alemanha é realizado a cada dois anos. Ele reveza com o Salão do Automóvel de Paris, que ocorre nos anos pares, como evento de destaque das montadoras europeias.

(Foto: Daniel Roland/AP)

Fonte: G1 Globo Online