Salão de Hannover 2008- IAA: a maior ficou melhor.

O Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, Alemanha, abre as portas ao público apenas na quinta-feira, 25. A maior parte das novidades, porém, já foram apresentadas à imprensa mundial.

Este ano a exposição marca sua oitava edição, no segundo maior centro de exposições do mundo, onde ocorre desde 1992, a cada dois anos. Trata-se da mais importante feira de transportes, com tudo de caminhões, ônibus, comerciais leves, carroçarias e equipamentos.

Este é o ano dos recordes, com mais de 2 mil expositores de 47 países com inúmeras inovações tecnológicas. É também a IAA da realidade, pois algumas das novidades deixaram o terreno do conceitual.

Um exemplo claro são os caminhões e ônibus híbridos. No passado só teoria e, agora, a prática, com inúmeros modelos prontos para entrar no mercado. Muito deles já são viáveis e várias tecnologias estão disponíveis para os clientes.

Mas não é apenas um evento do ecológico, do ambientalmente correto, mas também a IAA da tecnologia, da busca de maior conforto para o motorista. Cada vez mais a cabine do caminhão transforma-se em um ambiente de múltiplas funções, com espaços distintos para descansar e trabalhar, equipados com forno de micro-ondas, refrigeradores, cama de casal, televisores de plasma, equipamentos de som, notebooks e sistemas de comunicação via satélite.

É uma exposição tão importante que russos, turcos, chineses, japoneses, belgas, holandeses, franceses, alemães, italianos, americanos, entre outros, preparam seus melhores produtos para mostrar seu estágio de desenvolvimento tecnológico. É a hora em que cada qual mostra sua força, do vermelho Ferrari da Iveco à sobriedade dos alemães da Volkswagen Veículos Comerciais e da Mercedes-Benz, ou mesmo o feérico colorido da MAN. Os suecos, desta vez, estavam mais discretos.

(O jornalista viajou a convite da Delphi)
(Por Fred Carvalho, de Hannover, Alemanha)

Fonte: Boletim Autodata