Salão de Londres de 2010 é cancelado

Evento sofre com falta de participação e queda de visitas

Alberto Cataldi

Arte do Salão de Londres 2008A notícia já era esperada há algum tempo, mas agora é oficial. A organização do Salão de Londres cancelou a edição 2010 do evento. A decisão foi tomada após diversas reuniões da sociedade das montadoras e comercio locais, responsáveis pela organização do evento desde sua primeira edição, há 100 anos.

A mostra, que acontece a cada dois anos, já vinha sofrendo com queda de visitações há bastante tempo, registrando em sua edição de 2008 menos da metade dos 900 mil visitantes que já teve na década de 90. A opção de adiamento para 2011 havia sido levantada no início do ano, mas mostrou-se inviável, uma vez que as marcas não poderiam confirmar sua participação.

Outro evento tradicional que pode perder sua edição deste ano é o Salão de Tóquio, que já recebeu comunicados de diversas marcas cancelando participação. As empresas estão concentradas no corte de custos em meio à crise, e os gastos em logística e marketing exigidos pelos salões de automóveis podem pesar no orçamento atual. Há quem já discuta o fim do Salão de Londres, já que a participação de marcas locais tem se mostrado cada vez menos expressiva.

Seguindo na contramão, o governo espanhol cedeu subsídios para que o Salão de Barcelona deste ano não fosse cancelado. O evento acontecerá entre os próximos dias 9 e 17 de maio.

Fonte: Auto Esporte