Salão do Automóvel de Genebra 2009 vai apresentar 120 novos veículos

O Salão internacional do Automóvel de Genebra, um dos mais importantes do setor, vai apresentar em sua 79ª edição, que acontece de 5 a 15 de março, cerca de 120 novos veículos, entre eles 85 carros.

Os grupos franceses costumam apresentar suas novidades em Genebra. A Renault vai apresentar a nova versão da Scenic, completando a renovação de sua marca Megane, iniciada no ano passado.

A Peugeot, por sua vez, vai revelar o crossover 3008, que mescla elementos de carros de passeio com elementos de 4×4, e o 308 CC, a versão conversível do 308.

A Citroen vai mostrar seu protótipo DS3, primeiro elemento de uma nova linha de carros “premium” inspirada na famosa berlina dos anos 60.

Entre as montadoras alemãs, a Volkswagen apresentará seu novo Polo, a Mercedes revelará seu novo Classe E e a BMW seu protótio Serie 5 Gran Turismo.

As italianas também marcarão presença em Genebra. A Fiat vai mostrar a versão conversível de sua 500C, e a Alfa Romeo vai apresentar uma versão esportiva do MiTo, sob a forma do conceito GTA.

As montadoras americanas não pretendem ficar de fora: a General Motors vai revelar o Opel Ampera, um protótipo elétrico que recupera a tecnologia já utilizada na Volt, e vai lançar a pequena Chevrolet Spark. A Ford apresentará uma nova picape Ranger, e a Chrysler destacará seus protótipos elétricos, entre os quais o 200-C.

Entre as montadoras japonesas, a Toyota vai mostrar seu carro Verso, junto com o lançamento na Europa do Prius híbrido de terceira geração. A Toyota também revelará o RX 350 H, a última novidade de sua marca Lexus. A Nissan, por sua vez, vai lançar um pequeno 4×4 de lazer batizado Qazana, e a Honda vai introduzir na Europa seu novo Insight híbrido.

A montadora indiana Tata, que acaba de anunciar o lançamento oficial do carro “mais barato do mundo”, o Nano, para o fim do mês de março, também estará em Genebra, assim como a chinesa Brilliance.

O luxo e o grande turismo esportivo também vão brilhar na Suíça, como por exemplo o protótipo Rolls Ryce 220 EX ou o Maserati GranTurismo S Automatic.

Os carros “verdes” também terão um espaço importante em Genebra, com as montadoras exibindo os progressos realizados nas novas tecnologias (propulsão híbrida, elétrica, biocombustíveis e combustíveis alternativos).

A montadora Rinspeed deverá surpreender com seu protótipo elétrico ´´iChange´´, cuja carroceria é apresentada como adaptável ao número de passageiros.

Fonte: Diário do Grande ABC