São Paulo: governo financiará motocicletas e capacitação de motoboys

São Paulo: governo financiará motocicletas e capacitação de motoboys

Fonte / Noticias Automotivas

Eles já eram muitos quando o “velho normal” estava por aí. Contudo, veio a pandemia e o serviço de delivery se tornou essencial para muitas coisas, além de comida.

O motoboy ou motofretista passou a dominar as ruas vazias de nossas cidades, sendo para muitos o último recurso também para se manter empregado em meio ao fechamento da economia.

Depois de meses de quarentena dura, inclusive com rodízio total e praticamente o fechamento quase que completo do comércio e indústria, o governo de São Paulo anuncia um programa voltado para essa categoria.

O programa Motofretista Seguro oferece “crédito, facilidades de financiamento e formação para profissionais desta categoria”, de acordo com o divulgado pelo governo paulista.

Pelo plano apresentado, o Detran SP será o responsável pelo programa, que abrirá linhas de crédito para financiamento de motos de até R$ 8,1 mil e equipamentos de trabalho em até R$ 3 mil. Haverá ainda facilidades de financiamento com empresas parceiras.

O Detran SP ainda promoverá cursos de reciclagem para aqueles que o fizeram há mais de cinco anos, bem como permitirá a regularização da CNH para os condutores em situação irregular, devendo os mesmos terem no mínimo 21 anos, portar a carteira de habilitação e exercer atividade remunerada.

Com foco na segurança, a campanha tem a participação do SindimotoSP, Banco do Povo Paulista e Sindicato das Autoescolas (CFCs). O programa visa facilitar a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI´s), já que um estudo apontou que 57% das vítimas de trânsito com sequelas são motociclistas e que o número de acidentes de moto é 4 vezes maior que o de carro.

Ernesto Mascellani Neto, Diretor-presidente do Detran.SP, diz: “O programa de capacitação será financiado com recursos de multas do Detran e nosso objetivo é, primeiro, oferecer condições melhores e mais seguras de trabalho para essa categoria. A cultura da educação de trânsito vai nortear nossas políticas com valorização, reconhecimento e investimento em fiscalização”